Eficiência Energética prossegue em São Brás de Alportel

No atual contexto de crise energética que assola a Europa, o Município de São Brás de Alportel está fortemente empenhado na redução do consumo energético, reforçando o Plano Municipal de Eficiência Energética que já vinha em curso, com a implementação de sistemas e equipamentos alternativos ambientalmente mais eficazes.

Neste momento, neste âmbito estão em curso trabalhos na Rua Professor Jorge Gouveia com a instalação de novas infraestruturas elétricas.

No âmbito do protocolo de colaboração existente entre a Câmara Municipal e a EDP foram substituídas, nos últimos anos, mais de mil luminárias obsoletas, incluindo igualmente nos novos projetos iluminárias LED, uma opção duplamente redutora em termos energéticos e económicos. Na continuidade desta estratégia, encontra-se em curso a instalação de infraestruturas elétricas, bem como a colocação de candeeiros com luminárias de tecnologia LED na Rua Professor Jorge Gouveia, determinantes na melhoria da segurança e luminosidade numa zona que acolhe um conjunto de estabelecimentos de ensino e equipamentos de apoio à família.

Os trabalhos adjudicados à E-Redes terão continuidade, em breve, com a execução de mais dois investimentos, nomeadamente na Rua 1º de Maio – junto ao Museu do Traje-, essencial para a qualidade da área adjacente a este espaço cultural amplamente visitado, bem como na Rua Nova da Esperança de ligação entre a Rua Colégio de São Brás e a Avenida São Brás.

Face à atual crise energética que se faz sentir em Portugal e na Europa, a Câmara Municipal avança para um conjunto de medidas excecionais nesta área de extrema importância, nomeadamente a instalação de novos sistemas de poupança energética, que envolvem a substituição de luminárias por tecnologia LED nos equipamentos desportivos e culturais ainda em falta, equipamentos de poupança na rede de iluminação pública, instalação de baterias de condensadores de energia, painéis fotovoltaicos e sistemas de Aquecimento de AQS (Água Quente Sanitária), que têm por objetivo garantir a segurança, diminuir o impacto ambiental e promover o uso racional dos recursos.

Uma estratégia contínua que integra igualmente a sensibilização da população para a necessidade de uma utilização mais consciente e amiga do ambiente e do futuro das novas gerações.

Câmara Municipal de São Brás de Alportel

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728