Diogo Piçarra interpreta a obra de Camões em Castro Marim num novo projeto pedagógico

O músico e cantor Diogo Piçarra esteve ontem na Biblioteca Municipal de Castro Marim para apresentar o seu livro pedagógico “Os Tvgas”, um projeto de promoção da Língua e Literatura Portuguesa. A iniciativa foi destinada aos alunos do 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, no âmbito da iniciativa CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida».

Neste livro, que integra um projeto pedagógico da mais alargado – “Coleção Reinventar por Diogo Piçarra” -, o leitor ingressa numa viagem íntima do autor pela obra camoniana “Os Lusíadas”. Os cinco séculos que separam Piçarra de Camões foram o mote para o livro, numa odisseia por mares e continentes, desta feita, para descobrir, conhecer e dar a conhecer portugueses e portuguesas que partiram de Portugal.

Os jovens assistiram à dramatização da obra e à performance musical dos temas, que o autor e músico compôs para o projeto, e para casa levaram o livro, editado pela Betweien e assinado pelo músico Diogo Piçarra.

Esta sessão foi também a oportunidade para lançar um novo repto a Diogo Piçarra, ser embaixador do projeto de investigação da Estrutura Residencial e Centro de Dia “José Cabrita” Alzheimer e Outras Demências, da St. Casa da Misericórdia de Castro Marim, recentemente inaugurada. Enquanto referência nacional e algarvio de grande notoriedade, seria uma forma de trazer as demências ao debate e conhecimento dos mais jovens e gerar a sensibilização necessária sobre a matéria. Mais do que uma residência, este equipamento social destina-se a ser também um espaço de estudo e investigação.

O CLDS-4G «Castro Marim (COM) Vida» é promovido pelo Município de Castro Marim, coordenado pela Associação Odiana, e cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Câmara Municipal de Castro Marim

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Encontro-Regional-do-Algarve-do-Desporto-Escolar-Sobre-Rodas-passa-por-Castro-Marim

Encontro Regional do Algarve do Desporto Escolar Sobre Rodas passa por Castro Marim

4a-OP-Faro-1

Município de Faro apresentou projetos vencedoresda quarta edição do Orçamento Participativo  

Martinlongo

Martim Longo vai ter rede de abastecimento de água renovada

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728