

O Município de Olhão assinalou este domingo, 31 de maio, o Dia do Pescador, com uma cerimónia de homenagem aos profissionais ligados ao mar, numa iniciativa que decorreu no Auditório Municipal Maria Barroso e que reuniu pescadores, armadores, aquicultores, representantes do setor e população em geral.
A celebração teve início com a palestra “Valorização e Sustentabilidade de Recursos Marinhos Partilhados – O Caso do Atum em Portugal”, dedicada à reflexão sobre a preservação dos recursos marinhos e a sustentabilidade da atividade piscatória.
Seguiu-se a cerimónia de entrega de distinções, que reconheceu o contributo de homens e mulheres que diariamente ajudam a afirmar Olhão como uma referência nacional da economia do mar.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Olhão, Ricardo Calé, destacou a importância estratégica do setor para o concelho e os desafios que enfrenta atualmente.
“O setor enfrenta hoje desafios concretos: alterações climáticas, custos de operação elevados, pressão sobre os recursos e uma renovação geracional que tarda. Mas a capacidade de adaptação e a resiliência sempre foram marcas dos olhanenses e é com essa convicção que o Município tem trabalhado para que a pesca e a aquacultura tenham futuro, competitividade e capacidade de atrair novas gerações, criando oportunidades e investimento”, afirmou.
O autarca sublinhou, ainda, que “Olhão continua a afirmar-se como referência nacional na economia azul, o que, para nós, é um orgulho”. Ricardo Calé aproveitou, igualmente, a ocasião para reforçar a necessidade de intervenção urgente nas infraestruturas do Porto de Pesca de Olhão. “Continuaremos a lutar e exigir, quer da tutela, quer da Docapesca, que sejam efetuadas as reabilitações dos pontões de acesso às embarcações e do cais de combustível, fundamentais à segurança dos profissionais do setor que diariamente utilizam estas infraestruturas”, afirmou, acrescentando que o Município já manifestou disponibilidade para colaborar na requalificação dos acessos e no processo de renovação e modernização do porto, que completou recentemente 70 anos.
Os distinguidos na edição de 2026 do Dia do Pescador foram:
- Arrasto – Novo Peixe de Ouro;
- Cerco – Selma;
- Polivalente Local – VIP, Até Já, Vencedor e Mãezinha;
- Polivalente Costeira – Mar Bravo e André Sousa;
- Armação – Tunipex e Real Atunara;
- Aquicultura e Moluscicultura – Relíquias da Paisagem e José Manuel Prata;
- Mariscador Apeado – José da Cruz de Brito Amador;
- Mulher na Pesca – Alcina Sousa;
- Mulher na Aquicultura – Anabela Maria Arrais Pereira;
- Pescador Mais Antigo – Manuel Bruno Gouveia Carrada;
- Pescador Mais Novo – Tiago Fernando Pereira Sousa;
- Pescador em Progressão – Dinis Gonçalves Matos;
- Homem na Indústria Conserveira – Mário Rodrigues Soares;
- Mulher na Indústria Conserveira – Maria Fátima Sousa dos Santos;
- Prémio Mérito – Maria Alexandra Anica Teodósio;
- Prémio Carreira – António Valeriano Picoito Rolão.
As comemorações terminaram com uma demonstração de ronqueio de atum e uma degustação, proporcionando aos participantes uma experiência ligada às tradições marítimas e gastronómicas que fazem parte da identidade de Olhão.
Com esta iniciativa, o Município voltou a prestar homenagem aos profissionais do mar e a reafirmar o seu compromisso com um setor que continua a desempenhar um papel fundamental na economia, cultura e identidade do concelho.
Câmara Municipal de Olhão
Fotos: CM Olhão



