Covid-19: Contágios subiram 46% na Europa e maioria dos países em risco elevado

As novas infeções por coronavírus aumentaram 46% na semana passada na Europa, onde a maioria dos países está em risco elevado, revelou o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

De acordo com o último relatório, com dados atualizados até ao passado dia 02, a situação epidémica geral nos países da União Europeia (UE) e no Espaço Económico Europeu (EEE) apresenta um elevado índice de caso, que continuam a crescer há duas semanas.

A incidência média nos últimos sete dias é de 1.253 novos casos por 100.000 habitantes.

A taxa de mortalidade é de 50,6 por milhão de habitantes, 9% menos do que na semana anterior, mas ainda em níveis elevados.

Dez países (Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Irlanda, Letónia, Luxemburgo e Malta) encontram-se numa situação preocupação muito elevada e 18 (incluindo Espanha), de preocupação elevada, enquanto noutros dois (Áustria e Roménia) o nível de preocupação é moderado.

Em comparação com a semana anterior, 16 países passaram a uma categoria superior, 13 permanecem na mesma e um (Itália) caiu um nível menos preocupante do ponto de vista da epidemia.

Dos 28 países que forneceram dados sobre a ocupação hospitalar ou as admissões em unidades de cuidados intensivos, 12 registaram uma tendência de aumento em pelo menos um desses indicadores, destacou o ECDC.

Segundo o documento, 72,9% da população da UE/EEE recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, 68,5% completaram o esquema vacinal e 28,5% já têm a dose de reforço.

Lusa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

GAJ 2 - Concurso Talentos

Município de Albufeira lança dois concursos para os jovens artistas locais

post dia Mundial do Turismo

Faro celebra Dia Mundial do Turismo 2024

Mais de 106 mil hectares arderam

Mais de 106 mil hectares arderam em Portugal continental desde domingo

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728