“Conversas de Boca Aberta” chegam a Lagos

Iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e do Plano Nacional das Artes marca o arranque do projeto em Lagos. A primeira sessão decorre a 19 de abril, pelas 15h00, no Centro Cultural de Lagos, e é destinada a agentes da cultura e da educação.

As“Conversas de Boca Aberta” são uma série de encontros que visam pensar e potenciar as relações entre instituições culturais e educativas. Integra o projeto que, desde 2015, cria e apresenta espetáculos de teatro em salas e espaços escolares da cidade de Lisboa, propondo novas experiências criativas para crianças a partir dos três anos. Nesta nova etapa, o Boca Aberta está a alargar o seu raio de atuação, realizando parcerias com equipamentos culturais e estruturas artísticas regionais, com vista à criação de um programa dedicado à formação, pensamento e criação para a infância em vários pontos do território. Durante o ano de 2024, no âmbito da Odisseia Nacional, serão realizadas sessões em Beja, Lagos, Ourém e Ponte de Lima, parceiros da iniciativa.

Outro dos seus principais objetivos passa também pela capacitação dos agentes educativos e culturais, garantindo a partilha de experiências e conhecimentos e a definição de estratégias para a criação artística, formação de públicos e desenvolvimento da oferta cultural dos concelhos, o que se alinha com as propostas apresentadas no “Plano Estratégico para a Cultura de Lagos” recentemente apresentado pelo município.

A primeira das “Conversas de Boca Aberta” será em modelo de mesa-redonda com a equipa do Teatro Nacional D. Maria II, com uma apresentação do projeto e seu enquadramento para se conhecer a realidade e ecossistema cultural e educativo do município de Lagos, através da auscultação de quem são os seus parceiros diretos e comunidade que farão parte desta “viagem”.

A sessão destina-se a todos os agentes da cultura e educação do território: equipas das áreas da cultura  (teatros, bibliotecas, museus, arquivos, entre outros) e equipas da área da educação (responsáveis pela coordenação de equipamentos escolares, educadores de infância e professores, auxiliares de ação educativa, associações de pais e encarregados de educação). A participação é gratuita, com inscrição obrigatória através de formulário online.

Boca Aberta é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI, e em parceria com o Plano Nacional das Artes.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Animal-100-CROAF

Centro de Recolha Oficial de Animais de Faro já recolheu um total de 1000 animais

Campanha-vacinacao

Campanha oficial de vacinação antirrábica 2024 arranca nas freguesias do concelho de silves

lagoa1.png

Município de Lagoa marca presença na ExpoVacaciones em Bilbau

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728