Construção de nova rotunda na Guia ganha arranjo paisagístico inspirado nas ondas do mar e nas alterações climáticas

A Freguesia da Guia ganhou uma nova rotunda, numa das entradas da povoação, no sentido de quem circula da zona do Páteo/Albufeira em direção ao centro da localidade.

A obra, cujo investimento rondou os 160 mil euros, ocupa uma área de aproximadamente 1.500 metros quadrados, incluiu a criação e/ou substituição de algumas zonas da rede pluvial, encontrando-se em fase de conclusão.

No que concerne ao embelezamento da rotunda, foi elaborado internamente um projeto, sob a responsabilidade da equipa de arquitetura paisagista da Divisão de Higiene Urbana e Espaços Verdes do Município, inspirado nas ondas da Praia e nas alterações climáticas. O projeto é composto por quatro áreas plantadas e uma zona de estadia, localizada num pequeno terreno livre entre o passeio da Rua do Mercado e o passeio da Rua das Escolas. Refira-se que na elaboração do projeto deu-se preferência a plantas com baixa necessidade hídrica, maior resistência e pouca manutenção. Para dar nova vida ao espaço estão a ser plantadas 186 Gauras (nome cientifico Gaura lindheimeri) 486 Margaridas africanas (nome científico Osteospernum) e 2 Olaias (nome científico Cercis siliquastrum).

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha que a obra “para além de contribuir para o melhoramento da segurança rodoviária e da rede pluvial da localidade irá dotar a zona de uma nova vida”. José Carlos Rolo faz questão de salientar que “não se trata apenas de uma rotunda, mas sim de um projeto integrado que contempla a preocupação com o bem-estar e os tempos livres da população, ao criar-se, complementarmente, mais uma pequena zona ajardinada que irá servir para convívio de miúdos e graúdos, nomeadamente de pais e filhos, aquando da saída das aulas.

Câmara Municipal de Albufeira

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Proyecto-EURES-Andalucia-Algarve-CEA-1-1024x704-1

Projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve | Fortalecimento da cooperação transfronteiriça entre as regiões

Edificio Câmara Municipal de Lagos

Lagos vai acolher cerimónia do Prémio de Arquitetura do Algarve

As-estruturas-estao-localizadas-em-Castro-Marim-e-Altura

Município de Castro Marim instala corações para depositar tampinhas solidárias

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728