Concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera em todo o país até quinta-feira

Lisboa, 03 abr 2023 (Lusa) – A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) prevê até quinta-feira concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera para todas as regiões do Continente, níveis moderados para os Açores e baixos na Madeira.

De acordo com o boletim polínico elaborado pela SPAIC, o pólen presente no ar provem essencialmente das árvores carvalhos, pinheiro e plátano e das ervas urtiga e parietária.

As previsões até dia 06 de abril, em Lisboa (região de Lisboa e Setúbal), indica que os pólenes estão em níveis muito elevados, com predomínio dos pólenes das árvores azinheira, carvalhos, plátano e cipreste e das ervas urtiga e parietária.

Nas regiões do interior do país e no Algarve começam a surgir no ar e, de forma gradual, a ganhar importância os pólenes das ervas gramíneas e tanchagem e, no Norte, as concentrações são de pólen de bétula.

Segundo a SPAIC, devem evitar-se as atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas.

“Passeios no jardim, cortar a relva, campismo ou a prática de desporto na rua, irão aumentar a exposição aos pólenes e o risco para as alergias”, acrescenta.

Recomenda ainda a manter fechadas as janelas do carro sempre que se viajar, para reduzir o contacto cm os pólenes. Os motociclistas deverão usar capacete integral.

Em casa, a sociedade aconselha a que se mantenha igualmente fechadas as janelas quando as concentrações dos pólenes forem elevadas.

A SPAIC considera ainda que a medicação será a forma mais eficaz de combater os sintomas de alergia, aconselha a consulta de um médico especialista de imunoalergologia para o diagnóstico correto e prescrição da medicação mais adequada e alerta que a prevenção “poderá passar pela realização de vacinas antialérgicas”.

O boletim polínico divulga todas as semanas os níveis de pólenes existentes na atmosfera, recolhidos através da leitura de postos em várias regiões do país.

Lusa.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Memória em Ação: As minhas Memórias, a Nossa História

Dia Internacional dos Museus celebrado em Lagos com memórias de Abril

Animal-100-CROAF

Centro de Recolha Oficial de Animais de Faro já recolheu um total de 1000 animais

Campanha-vacinacao

Campanha oficial de vacinação antirrábica 2024 arranca nas freguesias do concelho de silves

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728