CONCELHO DE SILVES VAI TER ÁREAS INTEGRADAS DE GESTÃO DA PAISAGEM

O concelho de Silves é o único a sul do Tejo que irá constituir Áreas Integradas de Gestão da Paisagem – AIGP, num total de 47 candidaturas aprovadas a nível nacional. A constituição resulta de três candidaturas apresentadas pela autarquia para a criação das AIGP Vale do Odelouca, AIGP Falacho Enxerim e AIGP Nova Serra. As mesmas mereceram aprovação do Governo, tendo sido alvo de assinatura de contratos programa no passado dia 19 de julho, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-ministro.

Refira-se que o conceito das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem surgiu da necessidade de transformar a paisagem nas áreas florestais, por forma diminuir a vulnerabilidade dos territórios aos grandes incêndios. Esta estratégia passa por agrupar várias propriedades em unidades de gestão, cujo objetivo primário é a revitalização destes territórios, através de um conjunto articulado de intervenções visando, de forma integrada, a reconversão e gestão de espaços florestais, agrícolas e silvo pastoris, com a finalidade de garantir maior resiliência ao fogo e melhorar os serviços de ecossistemas, promovendo a revitalização destes territórios e a adaptação às alterações climáticas. Neste contexto, as AIGP caracterizam-se por se concretizarem através de um modelo operativo onde estão previstos os recursos financeiros e o sistema de gestão e de monitorização que possibilitarão garantir sustentabilidade a médio, longo prazo.

Câmara Municipal de Silves

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728