Comemorações do “Dia da Criança” juntaram cerca de 2 mil participantes

Evento teve lugar no renovado espaço do Jardim da Alameda, em Faro

As atividades de comemoração do “Dia da Criança”, dia 1 de junho, tiveram lugar no Jardim da Alameda, juntando cerca de 2 mil participantes, entre crianças provenientes dos estabelecimentos escolares (E.B.1) do concelho e respetivos acompanhantes e entidades envolvidas.

Presente no evento, o Presidente da Câmara Municipal de Faro (CMF), Rogério Bacalhau visitou o espaço, começando pela zona onde se encontrava a Proteção Civil, passando pelos stands das escolas e demais instituições. Referindo-se ao Dia da Criança, o autarca salienta a «importância de promover nas novas gerações o gosto pela descoberta e, também, o tempo para brincar, durante o qual os mais pequenos aplicam e desenvolvem competências tão diversas, como a coordenação motora, a socialização, a solidariedade e a criatividade». O edil farense considera «estas datas comemorativas como oportunidades de comunidade olhar para temas que são decisivos para o futuro das novas gerações».

Das 09:00 às 13:00, todos os que estiveram nesta iniciativa puderam desfrutar das inúmeras propostas, nomeadamente trazidas pelas entidades que colaboraram no evento. Várias coletividades realizaram atividades lúdico-pedagógicas, tais como a Cruz Vermelha Portuguesa, os Bombeiros voluntários e os Bombeiros Sapadores, o INEM, a Direção Regional de Agricultura e Pescas, a Saúde Escolar – unidade de cuidados na comunidade de Faro, a Proteção Civil, a Escola Profissional D. Francisco Gomes D’Avelar – Santa Casa da Misericórdia, a GNR e a Autoridade Marítima – Polícia Marítima.

A PSP, para além de propor, também, este tipo de ação, realizou, ainda, uma apresentação de Equipa cinotécnica da PSP.

Várias entidades apresentaram outras dinâmicas. Por exemplo, o Centro de Ciência Viva do Algarve pôs em prática diversas atividades científicas e, ainda, no que toca à área ambiental, o Parque Natural Ria Formosa desenvolveu o Jogo “À Descoberta do Camaleão”.

No que toca à saúde, o NEMed-AAUAlg apresentou o projeto “Hospital dos Pequenitos” e a nível desportivo, a Divisão de Desporto trouxe vários Jogos Tradicionais, o São Pedro Futsal Clube de Faro promoveu um Torneio de Futsal, a AXAL – Academia de Xadrez do Algarve, Jogos de xadrez e o Curso técnico de Organização de eventos da ESPROSA e Ginásio Clube Farense o “Jogo da Glória”.

Ainda houve tempo para a apresentação de dois livros: a FAGAR fez a apresentação da nova aventura dos Farrobinhas, intitulada “O Talismã Misterioso”, que leva os leitores a refletir sobre a necessidade de circular em segurança, bem como sobre as diversas formas de mobilidade existente, na atualidade, nas cidades, apelando ao dever e à responsabilidade de conviver com respeito e civismo, respeitando as regras de trânsito. Já o Serviço Educativo da Biblioteca Municipal trouxe o livro “Lura, o nosso lugar”, da escritora Sara Braz Vítor, sob o mote de “aprender a valorizar e respeitar a natureza, amando-a”.

No espaço do Jardim da Alameda foram, ainda, colocados, à disposição dos participantes, 2 Insufláveis, Minigolfe, um Parque Infantil e uma Silence Party.

A autarquia agradece a todas entidades, associações, estabelecimentos de ensino que colaboraram nesta atividade.

Câmara Municipal de Faro

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728