Comemoração do Dia Mundial de Combate à Desertificação no Algarve

A Semana Nacional do Combate à Desertificação e Seca, organizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas Algarve (ICNF) em parceria com o Município de Alcoutim, na direção do CCDesert (Centro de Competências na Luta Contra a Desertificação), teve início em Gouveia no passado dia 16 e encerrou no dia 22 de junho no CEAM (Centro de Educação Ambiental de Marim), em Olhão.

O evento contou com a participação de diversas entidades regionais, incluindo o ICNF – António Miranda (Diretor Regional adjunto); do Município de Alcoutim – Osvaldo Gonçalves (Presidente da Câmara) e Alice Teixeira (técnica do município); do Município de Olhão – Ricardo Calé (Vice-Presidente da Câmara); da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve – José Pacheco (Vice-Presidente Regional); da Agência Portuguesa do Ambiente – Carlos Martins (chefe de Divisão do Planeamento e Informação da ARH); e da Direção Regional de Agricultura e Pescas – Mário Dias (Diretor Regional Adjunto). Durante as intervenções, foi destacada a importância de reforçar o papel das mulheres na gestão sustentável do território, em consonância com o desafio lançado pelas Nações Unidas para 2023. Também se exigiu uma maior contribuição por parte dos agentes do território no delineamento dos programas de intervenção regional.

Neste ano, em que a região enfrenta uma situação de seca, foi dada ênfase à comunicação através da exibição da curta-metragem “Sortes”, da realizadora Mónica Nunes, premiada em 2022 nos Prémios Nacionais de Cinema na Alemanha. Através das cenas de paisagens e evidências de um meio rural despovoado, a curta-metragem despertou emoções e reações entre os participantes.

No encerramento do evento, o Presidente da Câmara de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, expressou a perceção de um vasto território que ainda não desperta o necessário interesse, razão pela qual “não se revê num evento comemorativo do Dia Mundial do combate à desertificação e seca”, assinalar o dia é muito importante, porém só teremos motivos para celebrar quando sentirmos que das reflexões saiam ações concretas que contribuam para melhorar o problema, enfatizou a necessidade de passar dos estudos à prática e de resolve-los, especialmente no que diz respeito ao acesso a condições de vida digna para aqueles que lutam contra esses fenómenos.

A Semana Nacional do Combate à Desertificação e Seca destacou-se como uma oportunidade crucial para refletir sobre os desafios enfrentados pela região e para fortalecer o compromisso com a gestão sustentável do território. O Município de Alcoutim continua empenhado em enfrentar esses desafios e colaborar com todas as partes interessadas para encontrar soluções eficazes.

A colaboração de todos é essencial para enfrentar os desafios da desertificação e seca e promover um futuro sustentável para a região.

Câmara Municipal de Alcoutim

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Encontro-Regional-do-Algarve-do-Desporto-Escolar-Sobre-Rodas-passa-por-Castro-Marim

Encontro Regional do Algarve do Desporto Escolar Sobre Rodas passa por Castro Marim

4a-OP-Faro-1

Município de Faro apresentou projetos vencedoresda quarta edição do Orçamento Participativo  

Martinlongo

Martim Longo vai ter rede de abastecimento de água renovada

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728