Cerca de 60 concelhos de oito distritos em perigo máximo de incêndio

Cerca de 60 concelhos de oito distritos de Portugal continental apresentam hoje um perigo máximo de incêndio devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em perigo máximo de incêndio estão concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.

O IPMA colocou também mais de 60 concelhos dos distritos de Braga, Coimbra, Leiria, Beja, Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado de incêndio.

O perigo de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até domingo devido à previsão de tempo quente.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente tempo quente com períodos de céu muito nublado, subida da temperatura máxima no litoral, neblina ou nevoeiro matinal na faixa costeira a norte do Cabo Raso e poeiras em suspensão.

A previsão aponta também para aguaceiros, que localmente serão acompanhados de trovoada, granizo e rajadas de vento, em especial nas regiões Norte e Centro.

Está ainda previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando por vezes forte nas terras altas.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus celsius (em Viana do Castelo, Braga e Leiria) e os 23 (em Portalegre) e as máximas entre os 30 (em Aveiro) e os 39 (em Évora).

Lusa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Campanha-solidaria-do-municipio-de-Lagos

Campanha solidária do município de Lagos soma cerca de 1 milhão de visualizações

Oito-distritos-do-continente-sob-aviso-amarelo-devido-a-agitacao-maritima

Oito distritos do continente sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Camara-de-Lagos-desagregacao-da-Uniao-de-Freguesias-de-Bensafrim-e-Barao-de-S.-Joao

Câmara de Lagos emitiu parecer favorável à desagregação da União de Freguesias de Bensafrim e Barão de S. João