Centro de Congressos do Arade recebe Congresso dos Arquitetos


O Centro de Congressos do Arade, situado no Parchal (concelho de Lagoa) vai receber o 15º Congresso dos Arquitetos, nos dias 25, 26 e 27 de Outubro.
O evento, que se realiza pela primeira vez na região algarvia, conta com a participação do primeiro-ministro, António Costa, na sessão de inauguração, e do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, no encerramento.

Tendo como tema central “O Património Arquitectónico e Paisagístico”, o 15º Congresso dos Arquitetos não se esgota no tema central proposto e durante os três dias do encontro serão igualmente abordados outros temas. A saber: O ordenamento e valorização do território, a reabilitação do património arquitectónico e paisagístico e a prática profissional dos arquitectos.

O Congresso dos Arquitetos, que se realiza de três em três anos em pontos sempre diferentes do país tem, este ano, uma estrutura de participação diferente da adoptada em edições anteriores e inaugura duas novas modalidades de participação, além das habituais moções, recomendações e comunicações: o debate temático e o debate transversal, com vista ao envolvimento não só destes profissionais mas também de outras entidades ou profissões ligadas ao exercício da arquitectura que pretendam intervir e contribuir activamente para a reflexão dos temas.

O 15º Congresso arranca no dia 25 de Outubro com uma conferência do arquitecto espanhol Emílio Tuñón, da Tuñón Arquitectos, distinguido em 2014 pelo Governo de Espanha com a Medalha de Ouro de Mérito nas Belas-Artes.

A Fundación Docomomo Ibérico e o Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa estarão entre os vários convidados do Congresso, estando planeadas, no dia 26 de outubro, reuniões de trabalho das duas organizações internacionais.

Integra ainda o programa desta iniciativa a cerimónia de entrega de título de membro honorário da Ordem dos Arquitetos ao Conselho Superior dos Colégios de Arquitectos de Espanha (CSCAE).

O Centro de Congressos do Arade manterá a decorrer em paralelo durante os três dias deste evento, numa data em que se celebra o Ano Europeu do Património Cultural, um programa de actividades sociais e culturais, nas quais se inserem visitas, exposições, cinema e uma feira de materiais.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

GAJ 2 - Concurso Talentos

Município de Albufeira lança dois concursos para os jovens artistas locais

post dia Mundial do Turismo

Faro celebra Dia Mundial do Turismo 2024

Mais de 106 mil hectares arderam

Mais de 106 mil hectares arderam em Portugal continental desde domingo

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728