Início 9 Destaques 9 CCDR Algarve apresenta oportunidades de financiamento do EEA Grants para 2021–2028

Últimas Notícias

CCDR Algarve apresenta oportunidades de financiamento do EEA Grants para 2021–2028

Nov 2, 2026 | Destaques, Economia

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) acolheu, a 29 de outubro, a sessão de divulgação do EEA Grants Roadshow 2026, que reuniu cerca de 120 participantes para conhecer as oportunidades de financiamento do novo ciclo dos EEA Grants Portugal 2021–2028.

A sessão de abertura contou com o presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, e com o coordenador da Unidade Nacional de Gestão do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, João Figueiredo. Estiveram ainda presentes a vice-presidente da CCDR Algarve para a área da Educação, Alexandra Rodrigues Gonçalves, e o vice-presidente do Património Cultural, Filipe Campos Silva.

Foram apresentadas as prioridades dos programas de Crescimento Azul, Transição Verde, Cultura e Combate à Violência Doméstica e de Género, assim como as oportunidades de financiamento previstas para os próximos anos.

Os EEA Grants dispõem de uma dotação global de 126,3 milhões de euros para Portugal. Estes resultam da cooperação com a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, tendo como objetivos reduzir as disparidades económicas e sociais no Espaço Económico Europeu e reforçar as relações bilaterais entre os países beneficiários e os países doadores.

O programa de Crescimento Azul, com uma dotação de 57,6 milhões de euros, dirige-se à competitividade das empresas, à investigação e inovação na economia azul e ao desenvolvimento de competências. Visa promover uma economia ligada ao mar mais competitiva e sustentável. Foi apresentado o projeto Blue Forest como exemplo nesta área.

A Transição Verde, com 35 milhões de euros de despesa elegível, abrange áreas como a redução da poluição, a biodiversidade e a economia circular, incluindo a gestão da água e a utilização eficiente dos recursos. Destaca-se o projeto Resiliência no Algarve — Reutilização Hídrica na Agricultura, que envolve entidades nacionais e norueguesas para responder aos desafios da escassez e reutilização de água na agricultura.

Na área da Cultura, o programa conta com uma dotação de cerca de 10,9 milhões de euros. Contempla a valorização do património cultural costeiro, a investigação sobre património e alterações climáticas, e o desenvolvimento de redes culturais e de públicos. A Associação Cultural OU.TRA foi referida como caso prático neste domínio.

O programa de Combate à Violência Doméstica e de Género, com uma dotação de cerca de 14,4 milhões de euros, inclui medidas de prevenção, proteção e apoio às vítimas, acesso à justiça e reforço da cooperação institucional.

Para o Algarve, as oportunidades apresentadas podem contribuir para desenvolver respostas ajustadas às especificidades regionais, nomeadamente nas áreas da sustentabilidade dos recursos naturais, da economia ligada ao mar, da valorização do património cultural e da coesão social.

O presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, salientou «a importância da cooperação e parceria com entidades dos países doadores, bem como a especificidade e consistência do trabalho em rede das entidades regionais nas diversas áreas abrangidas pelo EEA Grants, um mecanismo de apoio financeiro enquadrado pelo Espaço Económico Europeu e que junta a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein».

Foto: CCDR Algarve

Pin It on Pinterest