Município de Faro avança a construção de mais 22 fogos de habitação social

Contrato para construção na Rua Ludovico Menezes, assinado no dia 7 de setembro, no âmbito do Dia do Município

O Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, assinou no passado dia 7 de setembro, no âmbito das várias iniciativas promovidas no âmbito do Dia do Município, o contrato para construção de um edifício constituído por 22 fogos destinados a habitação de interesse social na Rua Ludovico Menezes. A empreitada, adjudicada à Sociedade Martins Gago & Filhos, Lda., pelo valor de 2.875.696 euros, acrescidos de IVA, tem um prazo de execução de um ano e meio.

Além dos fogos destinados a habitação social, será ainda criado uma área destinada ao Grupo Teatro Lethes, coletividade que há muito aspirava ter um espaço próprio e passará a contar com um equipamento que incluirá auditório, áreas de trabalho e gabinetes, explicou Rogério Bacalhau, Presidente da Câmara Municipal de Faro.

Numa cerimónia simbólica que contou também com a presença da ministra da Habitação, Marina Gonçalves, o autarca sublinhou que, ao contrário do que acontece com os 90 fogos para venda a custos controlados atualmente em construção (que deverão estar terminados até final do ano), estes 22 fogos cuja construção vai agora ter início serão propriedade do Município e arrendados, mediante concurso, a pessoas que vivem com baixos rendimentos. “Faremos um concurso para atribuição destes fogos com renda apoiada, definida em função do rendimento do agregado familiar. Mediante uma fórmula e um regulamento previamente definido, haverá uma lista e aqueles que ficarem em primeiro lugar – sendo que quem tiver menos rendimento, terá preferência -, ficarão com os fogos”, explicou Rogério Bacalhau, sublinhando a importância do financiamento, em particular do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) no âmbito das Estratégias Locais de Habitação (Ela), no sentido de colmatar as carências habitacionais existentes. “A construção de fogos não é competência própria do Município, mas do Governo e se não fosse o IHRU e este financiamento, não teríamos capacidade financeira para implementar o que temos previsto no âmbito do ELA, uma vez que no caso de Faro, estamos a falar de mais de 80 milhões de euros de investimento nos próximos anos”, concluiu.

Câmara Municipal de Faro

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728