Arrancou a recuperação do Cordão Dunar da Meia Praia

Representando um investimento de 2.340.310,96€, acrescido de IVA, dos quais 75% são cofinanciados pelo Fundo de Coesão, esta intervenção tem como grande objetivo a regeneração e recuperação do sistema dunar da Meia Praia, numa faixa litoral com aproximadamente 3 km de extensão, situada entre a Ribeira de Bensafrim e o Bairro 25 de Abril.

A recuperação dunar, a promover por via do condicionamento e disciplinação dos acessos pedonais da Meia Praia, visa o reforço da proteção litoral, a conservação da linha de costa e a segurança das próprias populações.

De acordo com o plano de trabalhos e o cronograma financeiro aprovados pelo município, serão primeiramente realizados trabalhos preparatórios que consistem na montagem de estaleiro, limpeza da área e execução de ensaios de cravação. A obra em si compreende, entre outros trabalhos: alimpeza e remoção de espécies vegetais invasoras; a construção de um sistema de passadiços sobrelevados; a colocação de paliçadas que demovam o pisoteio e promovam a fixação dunar; a instalação de mobiliário urbano e de estruturas de apoio; a colocação de sinalização vertical; assim como a instalação de suportes informativos (sinalética informativa e interpretativa) que tem como objetivo promover a educação para a ecologia e a valorização da paisagem dunar.

 A empreitada tem um prazo de execução de 270 dias.

Merece recordar que tanto a obra como o projeto que lhe dá suporte são da responsabilidade da Câmara Municipal de Lagos, tendo como enquadramento um contrato interadministrativo de cooperação técnica, celebrado previamente entre o município e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no âmbito da defesa ativa do litoral.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728