ARMAÇÃO DE PÊRA RECEBE A ESCULTURA “FINITOR POLARIS”

O Município de Silves inaugura a escultura “Finitor Polaris”, instalada no Jardim do Antigo Minigolfe, na Avenida Beira-Mar de Armação de Pêra, no dia 2 de setembro pelas 17h00.

A inauguração da peça escultórica, da autoria da artista Karine Pierre Vikre, encontra-se integrada nas comemorações do Dia do Município.

Trata-se de uma escultura sonora que pretende criar a junção de instrumento náutico (quadrante) com instrumento musical (harpa), formando, assim, um quadrante sonoro.

A sua designação é originária do latim, sendo Finitor o horizonte e Polaris a estrela polar. A peça escultórica representa um quadrante, instrumento náutico de navegação, com 3,15m de altura por 3,16 m de comprimento, realizada essencialmente em ferro, com tubos quadrados ocos, uma chapa de ferro e 10 cabos de aço galvanizado.

A escolha do local de implementação resultou de investigação efetuada sobre a Epopeia das Descobertas, presente na História de Portugal através das grandes aventuras marítimas.

A participação de Silves na primeira globalização da sociedade humana, deu-se em 1266, quando D. Afonso III concede o foral Afonsino a Silves. Nos séculos seguintes a cidade assumiu relevância acentuada na expansão marítima, realçando-se a visita do Infante D. Henrique à cidade no ano de 1457, na qualidade de alcaide-mor, na qual residiu, antes de se mudar para Lagos e depois para Sagres.

Desta cidade é natural o navegador Diogo de Silves (século XV), descobridor da Ilha de Santa Maria e da Ilha de São Miguel, nos Açores, no ano de 1427. Armação de Pêra surge dentro do concelho de Silves. Pese a inexistência de documentos comprovativos das suas origens, os historiadores são unânimes num ponto fundamental: a ligação  profunda de Armação de Pêra ao mar.

Câmara Municipal de Silves

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728