Aprovada Estratégia Local de Habitação do concelho de Alcoutim

A Câmara Municipal de Alcoutim deliberou, na última reunião do executivo, a Estratégia Local de Habitação de Alcoutim 2021 – 2026, definindo a nova política de habitação.

A Estratégia Local de Habitação de Alcoutim é um instrumento que define a estratégia de intervenção em matéria de política de habitação, com os objetivos estratégicos de fomentar a reabilitação e o arrendamento, em particular de património municipal; dar qualidade de vida e condições dignas de habitabilidade aos residentes; estimular a reentrada dos fogos vagos ou de uso sazonal no mercado de arrendamento e fomentar a regeneração urbana das sedes de freguesia.

Trata-se de um instrumento de planeamento, fundamental, que aponta para a necessidade de Alcoutim aumentar o seu parque habitacional, tendo por base um diagnóstico global das carências habitacionais existentes no seu território, prevendo um investimento para as soluções que se enquadram no programa 1.º Direito corresponde a cerca de 4,7 milhões de euros, abrangendo um total de 82 famílias.

Com este instrumento o Município garante o acesso aos apoios a conceder ao abrigo do 1º Direito, programa de apoio público à promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

Assim, o Município de Alcoutim pretende concretizar as seguintes medidas: prossecução e reforço do Programa Municipal de Arrendamento Apoiado através da reabilitação do Parque Habitacional Municipal, aquisição e reabilitação de fogos e construção de novos fogos em terrenos municipais; e Iniciativa “Casa Amiga” – disponibilização de soluções habitacionais de transição para pessoas em situação vulnerável (vítimas de violência doméstica ou sem abrigo).

O programa de execução da Estratégia Local de Habitação assenta também em medidas executadas por beneficiários diretos de apoio do Programa 1º Direito, designadamente: Programa Habitação Mais Saudável – reabilitação de habitações próprias e permanentes privadas, tendo como público-alvo a população sénior ou cujo agregado habitacional integre pessoas com deficiência; Autopromoção – construção de habitação própria em lotes municipais infraestruturados ou em terrenos das famílias beneficiárias.

Estão assim reunidas as condições para, no horizonte 2026, estar assegurado o acesso a uma habitação adequada aos agregados alcoutenejos que vivem em condições indignas e cuja situação de carência financeira os impede de aceder a soluções habitacionais no mercado.

O instrumento será objeto de deliberação na próxima sessão da Assembleia Municipal, agendada para o dia 03 de setembro.

Câmara Municipal de Alcoutim

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728