André Gomes é o novo presidente do Turismo do Algarve

A Região de Turismo do Algarve (RTA), responsável pela promoção em Portugal e Espanha do principal destino de férias do país, tem uma nova comissão executiva. André Gomes lidera a equipa nos próximos cinco anos, para um «novo ciclo» que exigirá mais atenção da tutela e mais verbas para o Algarve, garante o novo presidente da entidade regional.

«Serei firme e determinado, perante os poderes públicos nacionais, na defesa dos interesses da região. Desde logo, ao nível do seu financiamento. Recordo que se o orçamento das regiões de turismo tivesse beneficiado da devida atualização da dotação financeira segundo a evolução do índice de preços ao consumidor, hoje estaríamos a falar de um financiamento anual da RTA para 2023 na ordem dos 5,5 milhões de euros», afirmou André Gomes no discurso da tomada de posse que decorreu ontem no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, perante mais de 300 convidados.

Numa cerimónia que contou com a presença do ministro do Ambiente, do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, do secretário de Estado do Ambiente e da secretária de Estado das Pescas, André Gomes mostrou-se ainda empenhado na luta pela sustentabilidade do território e na procura de soluções para a falta de água no Sul do país.

«Existem muito bons projetos estruturais já em curso, como o aproveitamento de águas residuais tratadas, o reforço do sistema multimunicipal e a aposta em novas origens de água. Também o setor privado está a fazer a sua parte. Mas é preciso atrair mais investimento do setor das águas para mitigar o grave problema da escassez e permitir maior poupança deste recurso fundamental à vida e ao turismo», adiantou André Gomes.

Mas o foco do novo executivo para os próximos cinco anos estará também na diversificação da oferta turística e na qualificação dos recursos humanos: «as pessoas são o elemento mais importante do Turismo», realçou o novo Presidente que exercerá funções até 2028.

Novos órgãos sociais da RTA

André Gomes, de 43 anos, irá liderar a Comissão Executiva da RTA, contando na direção com Fátima Catarina (vice-presidente), Alberto Mota Borges (membro da Comissão Executiva), Vítor Guerreiro (membro cooptado em representação dos municípios) e José Matias (membro cooptado em representação das entidades privadas com interesse no desenvolvimento da atividade turística). 

Na ocasião, tomaram ainda posse os membros da Mesa da Assembleia Geral da RTA. Hélder Martins, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, ocupará o lugar de presidente da Mesa, enquanto Isolete Correia, presidente da Associação Portuguesa de Portos de Recreio, assumirá a função de secretária da Mesa.

«Tendo em consideração a conjuntura nacional e internacional, entramos hoje num ciclo onde a atuação da RTA é ainda mais importante. Questões da economia internacional, com diferentes problemas, reforçam ainda mais a necessidade de uma presença forte da maior região turística nacional junto dos parceiros e clientes finais», declarou Hélder Martins na cerimónia de tomada de posse dos órgãos que terão na sua alçada a promoção da região com maior procura turística de Portugal.

RTA – Região de Turismo do Algarve

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

agitação marítima

IPMA coloca sete distritos sob aviso laranja devido à agitação marítima

IMG_7079

Obras do concelho de Faro foram distinguidas com o prémio de arquitetura do Algarve

O-Radar-Social-vai-criar-equipas-tecnicas-multidisciplinares

Aprovada equipa “Radar Social” para apoiar famílias vulneráveis de Castro Marim

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728