Ampliação da Queijaria do Centro Multiusos do Azinhal

O Município de Castro Marim começa esta semana as obras de ampliação da Queijaria do Centro Multiusos do Azinhal, uma intervenção de cerca de 90.000,00 euros que incide sobre a criação de um Núcleo Experimental, uma sala pedagógica acoplada à estrutura existente. Para implementar esta unidade experimental, a área útil da queijaria será aumentada em cerca de 40m2.

Articulado com os valores do interior e do território, este Núcleo Experimental funcionará como um “centro de ciência viva”, reforçando o trabalho já feito de valorização do queijo e da cabra algarvia, raça característica do Algarve e com grande expressão no território de Castro Marim.

O Centro Multiusos do Azinhal tem sido o palco por excelência das iniciativas e ações destinadas à promoção da cabra e dos seus derivados, sendo aqui que se realiza também a Feira “Terra de Maio”, um evento exclusivamente destinado à promoção e incremento da Cabra de Raça Algarvia e dos saberes e sabores a ela associados.

A criação de gado e de Caprinos de Raça Algarvia é uma área de negócio de muitas famílias do território. É também na aldeia do Azinhal que funciona, desde 1991, a Associação de Criadores de Caprinos da Raça Algarvia – ANCCRAL, com o principal objetivo de representação e defesa dos associados no que se refere à criação, preservação e melhoramento dos caprinos de raça algarvia, contribuindo para o desenvolvimento da atividade e promoção da raça e dos seus produtos.

A obra “Núcleo Experimental da Queijaria – Centro Multiusos do Azinhal” é uma ação da candidatura “Patrimónios de Castro Marim: Valorização e Promoção de Produtores Locais e Produtos Endógenos”, comparticipada pelo PO CRESC 2020, projeto PADRE, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 70% pelo FEDER.

Câmara Municipal de Castro Marim

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Edificio Câmara Municipal de Lagos

Câmara de Lagos quer comprar terrenos para ampliar a oferta habitacional

Noticia_BIBLIOTECA-MUNICIPAL

Biblioteca Municipal de Silves regressa à sua atividade normal com a reabertura da sala António Lobo Antunes

2024-042-Maios-EN125

Na celebração dos 40 anos dos Maios todos podem participar na exposição

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728