
A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e o H2O & SUSTAINABILITY INNOVATION HUB® promovem nos dias 5 e 6 de outubro uma visita técnica à Dinamarca, destinada a aprofundar o conhecimento sobre o sistema dinamarquês de gestão e valorização de resíduos.
A delegação integra a Ministra do Ambiente e Energia, o Secretário de Estado do Ambiente, o Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), autarcas algarvios e representantes de entidades do setor.
A iniciativa visa analisar soluções tecnológicas, modelos operacionais e mecanismos de articulação entre municípios, indústria, operadores e entidades públicas, num contexto de desafios relacionados com a transição para modelos de gestão mais eficientes e circulares.
O Presidente da AMAL, António Pina, destaca que “a capacidade dos aterros do Algarve está a chegar ao limite, colocando desafios a toda a região e setores de atividade, e é, por isso, urgente e crucial encontrar respostas”.
António Pina acrescenta que “o contacto com a realidade dinamarquesa, considerada como um modelo internacional de referência e boas práticas, permitirá identificar soluções inovadoras em toda a cadeia de valor da gestão de resíduos. Será, seguramente, uma partilha de conhecimentos muito enriquecedora”.
Durante a visita, a delegação conhecerá a ARC – Amager Bakke, uma infraestrutura de referência em gestão e valorização de resíduos, situada em Copenhaga.
A AMAL é uma pessoa coletiva de direito público e natureza associativa, constituída pelos 16 municípios da região do Algarve e tem como missão potenciar o desenvolvimento municipal e promover a identidade regional, articulando interesses e criando sinergias.



