ALGOZ E SÃO MARCOS DA SERRA PASSAM A TER ÁREAS DE REABILITAÇÃO URBANA

O Município de Silves, assumindo uma estratégia de reabilitação urbana e estando empenhado e comprometido com o desenvolvimento local, delimitou as Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) para as vilas de Algoz e de São Marcos da Serra.

Esta delimitação traduz-se, genericamente, na definição de um conjunto de benefícios fiscais e apoios financeiros de que os proprietários de edifícios localizados dentro das ARU poderão beneficiar, caso promovam a sua reabilitação urbana. Sendo que, para aceder aos avisos n.ºs 10055/2021 e 10056/2021, de 27 de maio de 2021, à planta de delimitação das ARUs e aos fundamentos para a sua delimitação, incluindo o quadro de benefícios fiscais e demais apoios financeiros, poderá ser consultado o site institucional do Município de Silves (www.cm-silves.pt), mais especificamente através dos links https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1562/area-de-reabilitacao-urbana-de-algoz.aspx e https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1563/area-de-reabilitacao-urbana-de-s-m-da-serra.aspx.

Este instrumento (ARU) assume-se, pois, como um mecanismo para estimular a mudança do paradigma da nova construção para o da regeneração e reabilitação urbana. Pretende-se, deste modo, valorizar o espaço urbano e o seu património edificado, ao mesmo tempo que se revitaliza o tecido económico e social.

Assim sendo, a estratégia municipal de intervenção nas ARUs de Agoz e de São Marcos da Serra concretiza um compromisso para com a competitividade e atratividade do território para pessoas e atividades, promotor de um dinamismo com pendor na inovação e criatividade, articulando e reconhecendo a diversidade patrimonial, concretamente o seu potencial de aproveitamento, num contexto sustentável e requalificado ao nível do espaço público e das condições de habitabilidade, num quadro participado e inclusivo, de justiça e coesão social.

O Município de Silves tem vindo, deste modo, a empreender um importante esforço para envolver os atores locais, designadamente agentes económicos do ramo do imobiliário, entidades privadas e moradores, promovendo diversas reuniões de trabalho e de explicação do âmbito e ações previstas nestes projetos, com o objetivo de garantir a concretização e o sucesso das ARU´s das vilas de Algoz e de São Marcos da Serra. Por isso, a autarquia apela a todos os que possam estar interessados em promover uma intervenção de reabilitação do seu imóvel, que contactem os serviços municipais de ordenamento do território (282 440 825 ou reabilitacao.urbana@cm-silves.pt) para obtenção de mais informações.

Câmara Municipal de Silves

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728