ALGOZ E SÃO MARCOS DA SERRA PASSAM A TER ÁREAS DE REABILITAÇÃO URBANA

O Município de Silves, assumindo uma estratégia de reabilitação urbana e estando empenhado e comprometido com o desenvolvimento local, delimitou as Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) para as vilas de Algoz e de São Marcos da Serra.

Esta delimitação traduz-se, genericamente, na definição de um conjunto de benefícios fiscais e apoios financeiros de que os proprietários de edifícios localizados dentro das ARU poderão beneficiar, caso promovam a sua reabilitação urbana. Sendo que, para aceder aos avisos n.ºs 10055/2021 e 10056/2021, de 27 de maio de 2021, à planta de delimitação das ARUs e aos fundamentos para a sua delimitação, incluindo o quadro de benefícios fiscais e demais apoios financeiros, poderá ser consultado o site institucional do Município de Silves (www.cm-silves.pt), mais especificamente através dos links https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1562/area-de-reabilitacao-urbana-de-algoz.aspx e https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1563/area-de-reabilitacao-urbana-de-s-m-da-serra.aspx.

Este instrumento (ARU) assume-se, pois, como um mecanismo para estimular a mudança do paradigma da nova construção para o da regeneração e reabilitação urbana. Pretende-se, deste modo, valorizar o espaço urbano e o seu património edificado, ao mesmo tempo que se revitaliza o tecido económico e social.

Assim sendo, a estratégia municipal de intervenção nas ARUs de Agoz e de São Marcos da Serra concretiza um compromisso para com a competitividade e atratividade do território para pessoas e atividades, promotor de um dinamismo com pendor na inovação e criatividade, articulando e reconhecendo a diversidade patrimonial, concretamente o seu potencial de aproveitamento, num contexto sustentável e requalificado ao nível do espaço público e das condições de habitabilidade, num quadro participado e inclusivo, de justiça e coesão social.

O Município de Silves tem vindo, deste modo, a empreender um importante esforço para envolver os atores locais, designadamente agentes económicos do ramo do imobiliário, entidades privadas e moradores, promovendo diversas reuniões de trabalho e de explicação do âmbito e ações previstas nestes projetos, com o objetivo de garantir a concretização e o sucesso das ARU´s das vilas de Algoz e de São Marcos da Serra. Por isso, a autarquia apela a todos os que possam estar interessados em promover uma intervenção de reabilitação do seu imóvel, que contactem os serviços municipais de ordenamento do território (282 440 825 ou reabilitacao.urbana@cm-silves.pt) para obtenção de mais informações.

Câmara Municipal de Silves

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Ferrovia de alta velocidade entre Faro e Sevilha

Presidente da CCDR Algarve quer ferrovia de alta velocidade entre Faro e Sevilha

Trabalhadores das empresas de distribuição em greve na 6.ª-feira

Trabalhadores das empresas de distribuição em greve na 6.ª-feira

“Moda Tavira 2022” regressa para dinamizar o comércio local

Encontram-se abertas as candidaturas à porta 65 jovem – Arrendamento por Jovens