“Algarve Craft&Food” pretende valorizar o artesanato e a gastronomia locais

O projeto “Algarve Craft&Food” foi lançado pela Região do Turismo do Algarve, dia 27 de fevereiro, em parceria com a Tertúlia Algarvia, a QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Intensidade e a Associação Turismo do Algarve, e tem como estrelas o artesanato local e os produtos alimentares típicos algarvios.

A iniciativa tem como objetivo valorizar e promover as tradições, a gastronomia, a cultura e o património natural como ativos para potenciar a oferta de turismo cultural e ativo.

O “Algarve Craft&Food” pretende criar e promover experiências turísticas diferenciadoras, de cariz sustentável, em locais com baixa afluência, como as zonas rurais e o interior algarvio.

O projeto apoia a preservação e a revitalização de práticas e costumes tradicionais, aumentando as fontes de rendimento de artesões e de produtores alimentares locais.

Desta forma, dentro da ação serão desenvolvidos um conjunto de atividades para a divulgação da oferta da região no segmento do turismo cultural e criativo, perto dos mercados nacionais e internacionais, como o americano e o europeu. Simultaneamente, visa capacitar os artesãos e os produtores agroalimentares locais para que, em conjunto com designers e chefes de cozinha, apostem na inovação e no desenvolvimento de produtos e de programas com potencial turístico.

Serão desenvolvidas atividades, como por exemplo, a realização de residências criativas, workshops, laboratórios criativos, seminários, entre outras.

“O ‘Algarve Craft&Food’ é um projeto estratégico porque, ao dinamizar as nossas tradições no artesanato e na gastronomia, vem enriquecer a visita, contribuindo para valorizar o interior do território algarvio e, ao mesmo tempo, diversificar a oferta, atenuando a sazonalidade e reforçando a conquista de novos mercados”, refere João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Escola Primária Almádena (4)_fb

Município de Lagos dá casa à C4M4

markus-spiske-pl_HXNkyFmw-unsplash.jpg

Publicadas tabelas de retenção na fonte de IRS corrigidas

Bolsas Estudo OCS

Em Lagos mais de uma centena de estudantes vão receber bolsa de estudo municipal