Aldeia do Pereiro alvo de obras de valorização

O Município de Alcoutim assinou recentemente o termo de aceitação de uma candidatura ao PADRE designada por “Valorização Urbana na Aldeia do Pereiro”. A candidatura tem um investimento elegível de 756.163,66 euros, ao qual foi atribuída uma comparticipação comunitária (FEDER) de 529.314,57 euros, sendo esperada a sua conclusão até 31 de dezembro de 2022.

Pretende melhorar e consolidar os espaços públicos da aldeia, intervindo-se ao longo das principais ruas, num largo e num troço da EN 124, tendo o seu inicio em torno da rotunda, desenvolvendo-se até ao parque de caravanismo e para Oeste, numa extensão de 485m, com a criação de faixa pedonal e ciclovia. Pretende-se a requalificação das ruas com a criação de estacionamento ordenado. Junto à rotunda, os espaços serão revestidos a calçada tradicional e instalados equipamentos geriátricos.

A operação tem enquadramento no Programa Operacional CRESC Algarve 2020, eixo prioritário 5 – investir no emprego, objetivo temático 8 – promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral, prioridade de investimento – 8.9. – A conceção de apoio ao crescimento propício ao emprego, através do desenvolvimento do potencial endógeno como parte integrante de uma estratégia territorial para zonas especificas, incluindo a conservação de regiões industriais em declínio e o desenvolvimento de determinados recursos naturais e culturais e da sua acessibilidade, estando o investimento incluído no Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE).

O investimento tem como objetivo a requalificação de arruamentos nesta aldeia, a criação de circuitos pedonais, de ciclovias, de estacionamento ordenado e de equipamento comunitário, que permitirá uma melhor ligação entre a Área de Serviço de Autocaravanas (ASA) do Pereiro e a aldeia, melhorando não só a qualidade de vida dos residentes, mas também a sua atratividade turística.

Câmara Municipal de Alcoutim

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728