Alcoutim recebe o concerto “Camões: 500 Anos – História, Música e Poesia”

O Espaço Guadiana, em Alcoutim, recebe, no próximo dia 15 de junho, pelas 22h00, um espetáculo do conceituado grupo Vox Angelis. Com entrada livre, o concerto “Camões: 500 Anos – História, Música e Poesia” é uma iniciativa inserida nas Comemorações Nacionais dos 500 Anos do Nascimento de Luís Vaz de Camões, poeta maior da Língua Portuguesa, autor de Os Lusíadas e de uma vasta obra lírica de referência mundial.

O espetáculo promete uma noite de História, Música, Poesia e Pintura. O público terá a oportunidade de ouvir interpretações musicais de alguns dos mais famosos sonetos de Camões, tais como “Alma minha gentil que te partiste” e “Amor é fogo que arde sem se ver”. As interpretações serão realizadas por Pedro Miguel Nunes (cantor), Nelson Ferreira (violoncelista) e Pedro Vieira de Almeida (pianista).

Além das interpretações musicais, o concerto incluirá um documentário inédito sobre a vida do poeta, acompanhado pela projeção de quadros de grandes pintores portugueses, como Columbano Bordalo Pinheiro e José Malhoa. Este formato transdisciplinar oferece uma viagem biográfica e histórico-musical, que celebra uma das figuras mais importantes da literatura portuguesa e símbolo da portugalidade.

O repertório do concerto abrange várias composições clássicas e fados, incluindo obras de David de Souza, Carlos Gonçalves, Croner de Vasconcellos, Zeca Afonso, Alain Oulman, Luís de Freitas Branco e Marguerite Monnot.

O evento conta com o apoio da RTP, do Instituto Camões, do Turismo de Portugal, do Plano Nacional das Artes e da Direção-Geral do Património Cultural.

Câmara Municipal de Alcoutim

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728