Alcoutim recebe certificado “Cidades e Vilas Resilientes”

O Município do Alcoutim, no âmbito do recente 8.º Encontro Nacional Cidades e Vilas Resilientes, que decorreu na cidade de Loulé e pela primeira vez realizado no Algarve, recebeu o certificado de renovação do compromisso para a campanha internacional Construir Cidades Resilientes 2030 (MCR2030).

A Cerimónia contou com a presença do autarca anfitrião Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Brigadeiro General Duarte Costa, e do Convidado internacional, o representante do Gabinete para a Redução de Risco de Desastres (UNDRR) das Nações Unidas (ONU) que coordena a Estratégia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes, Milos Gubic.  Para receber o certificado “Making Cities Resilient 2030” esteve em representação do Presidente da Camara Municipal de Alcoutim o Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de Alcoutim João Simões.

O programa MCR2030 – Making Cities Resilient 2030 tem como objetivo fomentar a adoção de práticas que visem a redução do risco de desastre através da prevenção e preparação da população, contribuindo para o aumento da resiliência das cidades às catástrofes. Em Portugal existem apenas cerca de 50 municípios distinguidos, entre os quais os 16 municípios do Algarve. O Algarve, através de uma candidatura conjunta, constituiu-se uma região-piloto por ser a única região do mundo em que todos os municípios cumprem os critérios de região resiliente e por se envolverem na prossecução dos mesmos objetivos e causas.

Câmara Municipal de Alcoutim

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728