Alcoutim financia Centro de Referência de Oftalmologia do CHUA

O Município de Alcoutim vai atribuir um apoio financeiro no valor de 3 mil euros ao Centro Hospitalar e Universitário do Algarve para a concretização do “Centro de Referência de Oftalmologia CHUA – Hospital Terras do Infante”.

As listas de espera na área da oftalmologia são um dos maiores problemas da região do Algarve, tendo no momento cerca de 10.800 doentes em lista de espera para consulta e 1.650 doentes a aguardar cirurgia. Apesar dos esforços das equipas de Faro e Portimão, não tem sido possível diminuir significativamente esses números, sendo muito preocupante o número de utentes a aguardar a resolução da sua situação oftalmológica, com agravamento da mesma.

Assim, o Conselho de Administração do CHUA assumiu como objetivo estratégico a implementação de uma área de referência de oftalmologia no Hospital das Terras do Infante, em Lagos, contando para isso com uma equipa de oftalmologistas, enfermeiros, técnicos de ortóptica, administrativos e assistentes operacionais dedicados exclusivamente à mesma. 

Além dos recursos humanos dedicados o Hospital será também dotado de equipamentos especializados que irão permitir realizar anualmente 9.500 consultas e 2.500 a 2.800 cirurgias.

“O Centro de Referência de Oftalmologia será financiado pelos 16 municípios da região”, diz o presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Gonçalves. “Esta opção estratégica traduz-se numa solução para os problemas existentes. Em relativamente pouco tempo está prevista a eliminação dos tempos de espera e o reforço considerável dos cuidados oftalmológicos de excelência no Algarve”, conclui o autarca.

Câmara Municipal de Alcoutim

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728