Alcoutim comemora 49º aniversário do 25 de abril

O Município de Alcoutim inicia no próximo sábado, dia 22 de abril, o programa de comemorações dos 49 anos da Revolução dos Cravos.

Para assinalar esta efeméride, a autarquia preparou várias iniciativas alusivas a este acontecimento. Este sábado será apresentado o Espetáculo de Teatro e Música “Café Chiado 74”, que pretende retratar a madrugada do dia 25 de abril de 1974 em Lisboa no Bairro do Chiado. No café Boate Chiado 74 com música ao vivo e bailarinas ouve-se através das rádios as notícias das movimentações do MFA assim como notícias trazidas por alfacinhas que entram no café. O espetáculo é de entrada livre pelas 21h30no Espaço Guadiana em Alcoutim.

No dia 24 de abril, está prevista a visita de Alunos do Ensino Básico à Exposição “Carlos Brito – Vida e Obra”, na Praça da República.

No dia 25 de abril, terça-feira, terão lugar as comemorações oficiais do 49º aniversário do 25 de Abril. O programa terá início às 10h00, na Praça da República, o Hastear das Bandeiras, seguido de arruada com banda musical e da Cerimónia de Atribuição à Biblioteca Municipal da denominação “Biblioteca Municipal Carlos Brito”, na Casa dos Condes, com momento musical com Afonso Dias. A Sessão Solene Comemorativa do 25 de Abril tem início marcado para as 10h45, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho.

A data em questão marca também o arranque das celebrações do 50º aniversário do 25 de abril, para o qual a autarquia está a desenvolver um projeto sobre o tema “Liberdade”, constituído por diversas ações a ser desenvolvidas no biénio 2023-2024 em estreita colaboração com diversas instituições locais e membros da comunidade local, onde se integram ações como, espetáculos de música, teatro, oficinas de expressão plástica, workshops, levantamento de PCI-Memórias, entre outras, que estejam diretamente relacionadas com o 25 de abril e com a definição individual e/ou coletiva de liberdade.

O projeto conta adicionalmente com duas ações, a realização de um vídeo de autor com base no livro “Águas do Meu Contar”, do Sr. Carlos Brito, e ciclo de contos baseados no mesmo livro e outras estórias de resiliência e liberdade, que integram o projeto “FORTours IB”, código da operação “0779_FORTOURS_IB_5_E, Fortificações de Fronteira: fomento do turismo cultural transfronteiriço”, aprovado no âmbito da 6.ª convocatória do programa operativo INTERREG V A Espanha Portugal (POCTEP 2014-2020), e serão desenvolvidas até junho de 2023.

O Município de Alcoutim convida todos/as os/as munícipes a associarem-se às comemorações do 49.º aniversário do 25 de Abril.

Câmara Municipal de Alcoutim

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Proyecto-EURES-Andalucia-Algarve-CEA-1-1024x704-1

Projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve | Fortalecimento da cooperação transfronteiriça entre as regiões

Edificio Câmara Municipal de Lagos

Lagos vai acolher cerimónia do Prémio de Arquitetura do Algarve

As-estruturas-estao-localizadas-em-Castro-Marim-e-Altura

Município de Castro Marim instala corações para depositar tampinhas solidárias

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728