Alcoutim comemora 49º aniversário do 25 de abril

O Município de Alcoutim inicia no próximo sábado, dia 22 de abril, o programa de comemorações dos 49 anos da Revolução dos Cravos.

Para assinalar esta efeméride, a autarquia preparou várias iniciativas alusivas a este acontecimento. Este sábado será apresentado o Espetáculo de Teatro e Música “Café Chiado 74”, que pretende retratar a madrugada do dia 25 de abril de 1974 em Lisboa no Bairro do Chiado. No café Boate Chiado 74 com música ao vivo e bailarinas ouve-se através das rádios as notícias das movimentações do MFA assim como notícias trazidas por alfacinhas que entram no café. O espetáculo é de entrada livre pelas 21h30no Espaço Guadiana em Alcoutim.

No dia 24 de abril, está prevista a visita de Alunos do Ensino Básico à Exposição “Carlos Brito – Vida e Obra”, na Praça da República.

No dia 25 de abril, terça-feira, terão lugar as comemorações oficiais do 49º aniversário do 25 de Abril. O programa terá início às 10h00, na Praça da República, o Hastear das Bandeiras, seguido de arruada com banda musical e da Cerimónia de Atribuição à Biblioteca Municipal da denominação “Biblioteca Municipal Carlos Brito”, na Casa dos Condes, com momento musical com Afonso Dias. A Sessão Solene Comemorativa do 25 de Abril tem início marcado para as 10h45, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho.

A data em questão marca também o arranque das celebrações do 50º aniversário do 25 de abril, para o qual a autarquia está a desenvolver um projeto sobre o tema “Liberdade”, constituído por diversas ações a ser desenvolvidas no biénio 2023-2024 em estreita colaboração com diversas instituições locais e membros da comunidade local, onde se integram ações como, espetáculos de música, teatro, oficinas de expressão plástica, workshops, levantamento de PCI-Memórias, entre outras, que estejam diretamente relacionadas com o 25 de abril e com a definição individual e/ou coletiva de liberdade.

O projeto conta adicionalmente com duas ações, a realização de um vídeo de autor com base no livro “Águas do Meu Contar”, do Sr. Carlos Brito, e ciclo de contos baseados no mesmo livro e outras estórias de resiliência e liberdade, que integram o projeto “FORTours IB”, código da operação “0779_FORTOURS_IB_5_E, Fortificações de Fronteira: fomento do turismo cultural transfronteiriço”, aprovado no âmbito da 6.ª convocatória do programa operativo INTERREG V A Espanha Portugal (POCTEP 2014-2020), e serão desenvolvidas até junho de 2023.

O Município de Alcoutim convida todos/as os/as munícipes a associarem-se às comemorações do 49.º aniversário do 25 de Abril.

Câmara Municipal de Alcoutim

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728