Início 9 Cultura 9 Alcoutim acolhe Jornadas da Rede de Museus do Algarve sobre arqueologia e mediação do património

Últimas Notícias

Alcoutim acolhe Jornadas da Rede de Museus do Algarve sobre arqueologia e mediação do património

Nov 2, 2026 | Cultura, Destaques, Turismo

Alcoutim recebe, no próximo dia 20 de novembro, as Jornadas da Rede de Museus do Algarve (RMA), que terão lugar no Espaço Guadiana pelas 9h30. O evento é organizado pela RMA em parceria com o Município de Alcoutim.

As jornadas têm como tema central "Arqueologia para todos: mediação e comunicação do património". Pretendem discutir como transformar dados científicos em mensagens acessíveis que promovam o interesse e uma aproximação verdadeira ao património arqueológico.

Os profissionais de museus irão abordar questões relacionadas com as ferramentas e linguagens narrativas que permitem traduzir a arqueologia para o grande público. Também será debatida a conceção de espaços museológicos, sítios arqueológicos visitáveis e estratégias de comunicação acessíveis, inclusivas e rigorosas.

O foco está nas estratégias de mediação que tornam o património arqueológico mais acessível. Estas estratégias impulsionam o diálogo com as comunidades, promovendo um relacionamento de proximidade com a sua evolução histórica e entre o passado e o presente.

As jornadas visam ainda fomentar o sentido de pertença, a identidade e a valorização da herança coletiva. O evento abrirá espaço para explorar, debater, refletir e partilhar experiências sobre os desafios, metodologias e boas práticas na comunicação da arqueologia.

Serão reunidos especialistas e técnicos de diversas instituições para esta reflexão, conforme o programa disponível.

As inscrições para assistir às Jornadas decorrem até 13 de novembro, sujeitas à disponibilidade de lugares. A participação é gratuita, mas condicionada ao preenchimento de uma ficha de inscrição, disponível online.

Para mais informações, os interessados podem contactar a Unidade de Cultura, Património Cultural e Turismo da Câmara Municipal de Alcoutim, pelos telefones 281 540 545 ou 281 540 555, ou a organização das Jornadas através do email rede.museusdoalgarve@gmail.com.

Foto: CM Alcoutim

Pin It on Pinterest