ACRAL promove Transição Digital através de formações gratuitas

A candidatura apresentada pela ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, ao projeto EMPREGO + DIGITAL foi aprovada. Este projeto tem como principal objetivo, promover e dinamizar a qualificação e a requalificação de trabalhadores ativos de modo a dotar os mesmos de competências na área digital. Esta medida é financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do investimento TD-C16-101-Empreas 4.0: Capacitação Digital das Empresas.

Nesse sentido, a ACRAL disponibiliza várias formações gratuitas no âmbito do digital.  

De acordo com o artigo 131º do Código do Trabalho, as entidades patronais têm o dever de formar os seus trabalhadores, pelo que, todas as empresas devem cumprir as 40 horas/ano de formação contínua a 10% dos seus trabalhadores. Esta é uma excelente oportunidade dos empresários providenciarem formação, cumprindo assim com a sua obrigatoriedade legal, e ao mesmo tempo, disponibilizam aos seus trabalhadores a possibilidade de adquirir ou aprofundar as competências digitais, que representam uma mais-valia na atual realidade.

As ações de formação são 100% financiadas, o que significa que são gratuitas e são destinadas aos trabalhadores, independentemente do seu nível de proficiência digital de:

  • Qualquer entidade empregadora na Região do Algarve e de qualquer área de atividade. (Exclusão para as entidades da Administração Pública e seus trabalhadores/as);
  • Trabalhadores desde que tenham um vínculo contratual de trabalho/emprego à empresa, bem como os membros dos órgãos estatuários mediante a apresentação de declaração a atestar que pertence(m) ao mapa de pessoal dos Recursos Humanos;
  • Entidades da economia social;
  • Adultos, maiores de 18 anos, empregados com habilitações literárias iguais ou superiores ao 9.º ano

Ao participar na formação, os formandos terão direito a receber, subsídio de alimentação (6,00€ por cada dia de formação) e também um certificado.

Iremos disponibilizar ações em dois formatos, misto e presencial. Formato misto, uma sessão presencial na Sede da ACRAL (Rua Dr. José de Matos, nº 58 A, 8000-502 Faro) e as restantes online. Formato presencial, sessões presenciais na Sede da ACRAL (Rua Dr. José de Matos, nº 58 A, 8000-502 Faro).

Todas as formações serão realizadas em período pós-laboral, das 19h30 às 22h30. 

Condições de participação:

  • Ter local de trabalho na região do Algarve;
  • No início de cada ação de formação, devem os formandos proceder ao seu registo no portal Academia Portugal Digital (https://academiaportugaldigital.pt/) e, no início e final da formação, proceder ao diagnóstico de competências digitais para efeitos de posicionamento no nível de proficiência digital detido (aferido pelo Quadro Dinâmico de Referência para a Competência Digital);
  • É da responsabilidade do formando, assegurar os meios / equipamentos informáticos necessários para realizar as sessões online (computador com câmara, colunas e acesso à internet).

Dispomos de uma plataforma com toda a informação inerente à formação. Poderá consultar o nosso plano de formação e/ou realizar inscrição, em: https://formacao.acral.pt/

Para mais informações: formacao@acral.pt ou 289 887 130

ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Proyecto-EURES-Andalucia-Algarve-CEA-1-1024x704-1

Projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve | Fortalecimento da cooperação transfronteiriça entre as regiões

Edificio Câmara Municipal de Lagos

Lagos vai acolher cerimónia do Prémio de Arquitetura do Algarve

As-estruturas-estao-localizadas-em-Castro-Marim-e-Altura

Município de Castro Marim instala corações para depositar tampinhas solidárias

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728