No presente dia de hoje, 26 de maio, pelas 10h30, no Auditório da CCDR Algarve, a ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve apresentou o projeto no qual tem trabalhado ao longo deste último ano, o projeto em questão intitula-se “E-Algarve”.

O Seminário de Apresentação do Projeto contou com a presença de dois oradores, o Presidente da ACRAL, Dr. Miguel Morgado Henriques e a coordenadora técnica da empresa Indice ICT & Management, Jéssica Rosa.

No início da sua intervenção, o Presidente da ACRAL fez questão de salientar a importância da Transição Digital e a forma como esta representa uma oportunidade de melhoramento, inovação e digitalização das empresas. Um dos muitos objetivos que o Projeto “E-Algarve” tem é ajudar as empresas nessa Transição Digital. «Este projeto que é destinado aos empresários, mas também aos clientes, é um projeto em construção, aquilo que aqui está a ser apresentado é um produto em construção e evolução» afirmou.

Seguidamente, a coordenadora técnica da empresa Indice ICT & Management, começou num primeiro momento, por explicar todo o enquadramento do projeto, identificando as vantagens em aderir, os critérios de adesão, direitos e obrigações dos aderentes. Num segundo momento, procedeu à apresentação do Website que contará com informações de cariz absolutamente essencial para os empresários no que diz respeito a obrigatoriedades legais, boas práticas para aplicar nos negócios, saúde e segurança no trabalho, gestão de marketing, entre outros conteúdos. O Website e a App móvel estarão disponíveis online para consulta muito brevemente, «o website e a aplicação móvel têm como objetivo a promoção direta das empresas e dos seus respetivos produtos e serviços» concluiu.

Marcaram presença no seminário, empresários, representantes das várias entidades da Região do Algarve, autarcas dos Municípios e Juntas de Freguesias o que tornou possível auscultar e recolher contributos de todos os participantes funcionando como um brainstorming o que permitirá melhorar o projeto.

Posteriormente, existiram várias intervenções por parte dos convidados, onde foram debatidas temáticas como as diversas vantagens que o projeto apresenta, os desafios, dificuldades e sugestões de melhoria.

Na qualidade de representante da RTA – Região de Turismo no Algarve, a Dr.ª Elisabete Máximo, durante a sua intervenção fez questão de mencionar que o Projeto E-Algarve «pode representar de facto uma ferramenta importante para os empresários com atividade no setor turístico».

O Presidente da Junta de Freguesia de Olhão, Dr. Rui Gabriel, considera ser imprescindível que este tipo de iniciativas chegue a todos os empresários, que chegue a todas as pessoas. «Que sejam promovidos regularmente projetos como este» finalizou.

«Projeto extremamente interessante. É importante acelerar a digitalização das empresas» referiu a representante do IPAMEI no Algarve, Dr.ª Vera Gomez.

Na perspetiva dos empresários presentes no seminário, o projeto tem potencial, mas deverá ser melhorado na ótica do consumidor e também na forma de comunicar para que se consiga diferenciar de todos os sites e aplicações que existem atualmente.

Qualquer empresário poderá aderir ao projeto gratuitamente, pelo que, não é necessário ser associado da ACRAL.

A ACRAL encontra-se disponível para realizar sessões mais próximas com os empresários em diferentes localidades.

O projeto “E-Algarve” é um projeto cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia.

ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve

Partilhar: