Abril é mês da “Liberdade” em Lagos

O município lacobrigense junta-se às celebrações do 48.º aniversário do 25 de Abril de 1974, assinaladas em todo o país, com uma série de iniciativas institucionais, culturais e recreativas alusivas à emblemática “Revolução dos Cravos”.

Numa altura em que os recentes acontecimentos na Europa reforçam uma nova reflexão sobre democracia e liberdade, a Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Lagos promovem a 25 de abril, pelas 9h30, as tradicionais cerimónia de hastear da bandeira, largada de pombos (pelas associações columbófilas de Lagos e de Odiáxere) e sessão solene, contando com intervenção das várias forças políticas do concelho e a presença das associações locais e público em geral. O momento será também dinamizado pelo Grupo Coral de Lagos e da banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio através de emotivos apontamentos musicais.

Pelas 11h00, terá lugar a visita guiada “O 25 de Abril em Lagos”, uma iniciativa que passará por locais associados às operações militares ocorridas em Lagos no curso da Revolução de Abril, bem como noutros espaços evocativos da nova realidade democrática surgida no nosso país a partir dessa data.

O “Almoço Comemorativo” também está de regresso este ano, no restaurante Adega da Marina, podendo adquirir a sua senha, no valor de 10€, nas juntas de freguesia ou no Centro Cultural de Lagos.

As celebrações fecham em beleza pelas 16h00, no Centro Cultural de Lagos, com o concerto “Pela Santa Liberdade”, pelo artista Afonso Dias, uma evocação do Hino da Maria da Fonte, escrito em 1846 por Ângelo Frondoni e Paulo Midosi, considerado o paradigma da canção portuguesa de intervenção, o que dá o mote para este espetáculo (bilhetes à venda na receção do Centro Cultural ou através da Ticketline).

O mundo digital não ficou esquecido, estando prevista a divulgação de vídeos alusivos à data na página de Facebook do município de Lagos, assim como a apresentação dos trabalhos da iniciativa “A Câmara convida a pensar Abril”, um convite dirigido a todos os lacobrigenses, das várias faixas etárias, para prepararem ilustrações, poemas ou fotografias inspirados na efeméride (envio até 21 de abril para comunicacao@cm-lagos.pt).

Para que todos possam participar em todas as atividades previstas, o estacionamento no Parque da Frente Ribeirinha será gratuito no dia 25 de abril.

Consulte aqui a programação completa das comemorações do 48.º aniversário do 25 de Abril de 1974 em Lagos.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728