Início 9 Destaques 9 23.ª Prova de Mar de Lagoa atrai 323 nadadores à Praia Grande

Últimas Notícias

23.ª Prova de Mar de Lagoa atrai 323 nadadores à Praia Grande

Ago 17, 2026 | Destaques, Sociedade

A 23.ª Prova de Mar de Lagoa – Jorge Lamy realizou-se a 9 de agosto na Praia Grande, em Ferragudo, e reuniu 323 nadadores. Este evento reforça a sua importância no calendário das águas abertas do Algarve.

Participação e Provas

Integrada no 19.º Circuito Nacional de Águas Abertas e no 32.º Circuito de Águas Abertas do Algarve, a competição contou com três provas: 2.000, 600 e 200 metros. Esta última foi destinada aos mais jovens.

A 23.ª Prova de Mar de Lagoa – Jorge Lamy, realizada no dia 9 de agosto na Praia Grande, em Ferragudo, reuniu 323 nadadores, consolidando a sua importância no calendário das águas abertas do Algarve.

Integrada no 19.º Circuito Nacional de Águas Abertas e no 32.º Circuito de Águas Abertas do Algarve, a competição contou com três provas de diferentes distâncias: 2.000, 600 e 200 metros, sendo esta última destinada aos mais jovens. Nesta edição foram ainda atribuídos os títulos regionais de Águas Abertas, Masters de Águas Abertas e Natação Adaptada.

Com 323 participantes, a prova ficou a apenas quatro nadadores do recorde alcançado em 2025, confirmando a forte adesão a esta iniciativa.

Apoios e Segurança

A realização da prova enquadra-se na estratégia de desenvolvimento desportivo do Município de Lagoa, baseada nos eixos “Desporto para todos”, “Desporto de Competição” e “Lagoa Acolhe Grandes Eventos”, promovendo a prática desportiva, a competição e a capacidade de acolher eventos de dimensão regional e nacional.

A edição de 2026 destacou-se pelas condições de organização e segurança, com apoio do Instituto de Socorros a Náufragos, dos Bombeiros Voluntários de Lagoa e de embarcações de apoio, o que permitiu que as provas decorressem dentro dos horários previstos. O programa incluiu ainda uma demonstração de Natação Artística.

Homenagem a Jorge Lamy

A prova presta homenagem a Jorge Lamy, reconhecido pelo seu contributo para o desenvolvimento e promoção do desporto em Lagoa, mantendo vivo o seu legado através desta iniciativa que reúne atletas, clubes, famílias, entidades e público.

Mensagem do Presidente da Câmara

O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, afirmou que “a Prova de Mar de Lagoa – Jorge Lamy é uma referência no calendário das águas abertas, mas é também uma prova com um significado muito especial por homenagear Jorge Lamy, uma pessoa que tanto deu e tanto fez pelo desporto em Lagoa. É importante que o seu nome continue associado a uma iniciativa que promove o desporto e que leva o nome de Lagoa através do território. Deixo ainda, uma palavra de agradecimento a todas as entidades envolvidas, aos parceiros e aos voluntários que contribuíram para a realização desta edição e, de forma muito particular, aos funcionários do Município de Lagoa, cuja dedicação e preciosa colaboração são fundamentais para concretizar um evento desta dimensão. A todos deixamos o nosso agradecimento por mais uma edição de grande qualidade.”

A 23.ª Prova de Mar de Lagoa – Jorge Lamy reforça a aposta do município no desenvolvimento desportivo, na promoção de uma prática acessível a diferentes públicos e na valorização das condições naturais de Lagoa para a realização de eventos desportivos.

Fotos: CM Lagoa

Pin It on Pinterest