A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) promove, no dia 3 de setembro, em Tavira, o seminário “Inovação nos Produtos Endógenos | A Dieta Mediterrânica e o Património Cultural”.
O evento realiza-se a partir das 14h30 no Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT) e integra a programação da Feira da Dieta Mediterrânica. Reúne especialistas, entidades e projetos para debater a salvaguarda, valorização e inovação dos produtos endógenos, a sua relação com a Dieta Mediterrânica e as tradições e modos de produção tradicionais.
Paula Hipólito Ferreira, especialista em Indicações Geográficas e Especialidades Tradicionais Garantidas, abordará a importância dos regimes de qualidade como instrumentos de valorização e proteção dos produtos agrícolas e géneros alimentícios. A sua intervenção permitirá refletir sobre o papel das Denominações de Origem Protegidas (DOP), Indicações Geográficas Protegidas (IGP) e Especialidades Tradicionais Garantidas (ETG) na proteção da identidade e diferenciação dos produtos, bem como nas oportunidades de inovação associadas a estes regimes.
Maria Antónia Amaral, do Património Cultural, I.P., focar-se-á na dimensão patrimonial dos produtos endógenos, destacando o contributo da inventariação e classificação do património cultural imaterial e imóvel para a salvaguarda das tradições associadas a estes produtos.
A partir das 15h40, decorre uma mesa-redonda moderada por Miguel Mota e Costa, da CCDR Algarve, dedicada ao tema “Inovação nos Produtos Endógenos | A Dieta Mediterrânica e o Património Cultural”. Participam João Ministro, do projeto INOVA ALGARVE 3.0, Elisabete Rocha, dos Telheiros Alberto Rocha, André Coelho, da AGRUPA – Alfarroba, Diana Tereso, da AlgarOrange, e Jorge Raiado, da Salmarim.
O seminário insere-se no âmbito do INOVA ALGARVE 3.0 – Programa de Desenvolvimento de Novos Produtos Baseados em Materiais Endógenos Inspirados na Dieta Mediterrânica, promovido pela CCDR Algarve e financiado pelo Programa Operacional ALGARVE 2030. Esta iniciativa visa estimular a inovação e o desenvolvimento de novos produtos a partir dos recursos e saberes da região, associando empresas e reforçando a sua valorização económica e cultural.
A participação no seminário é gratuita, mas sujeita a inscrição.




