Algarve recebe Congresso da ANTRAM

“O futuro começa hoje” é o mote da 17ª edição do Congresso Nacional da Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), que decorre a 20 e 21 de Outubro, no Palácio de Congressos do Algarve do Hotel Salgados Palace.

Durante dois dias, o Congresso coloca em debate os grandes desafios que a Europa terá que enfrentar nesta área. Este evento reúne vários agentes dedicados ao transporte rodoviário e conta com a participação do eurodeputado Francisco Assis e do ex-secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos. Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa foi convidado, não tendo, no entanto, até esta altura, confirmado a presença no evento.

A sessão de abertura do Congresso estará a cargo de Gustavo Paulo Duarte, presidente da ANTRAM e o primeiro painel, com início agendado para as 15h45, dá especial destaque ao futuro da Europa enquanto elemento desagregado e criador de barreiras ao livre mercado único. O futuro dos Estados-membro – tendo em conta o aparecimento de desafios como o Brexit, as questões relacionadas com a emigração e a presidência de Donald Trump – são apenas alguns dos temas em análise na palestra que pretende responder à questão: “União Europeia ou uma Europa das Nações?

Já o segundo dia do Congresso, 21 de Outubro, focado no futuro do transporte de mercadorias em Portugal, analisa o sector como uma actividade fundamental para a economia nacional e para as exportações. A partir das 10h00, a ANTRAM promove o debate em torno do que considera ser a falta de regulação da actividade, a escassez da mão-de-obra qualificada e, ainda, as condições necessárias para a construção de uma política estratégica para a dinamização do sector.

No painel da tarde, que tem início às 15h00, o debate centra-se na próxima evolução do sector – o camião autónomo –, que aparecerá na sequência do aumento da demanda por serviços especializados e cada vez mais tecnológicos.

A ANTRAM é uma associação patronal constituída em 1975. Com presença em Lisboa, Porto, Coimbra, Évora e Faro, representa cerca de 2 mil empresas nacionais de transporte profissional de mercadorias.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

concurso de fotografia de Lagos

Recuperação de ecossistemas destacada em concurso de fotografia de Lagos

Catorze distritos em aviso amarelo

Catorze distritos em aviso amarelo por causa do calor

REDES_Apoios pecuaria

Apoio extraordinário aos criadores das espécies bovina, ovina, caprina e equídeos afetados pelos incêndios rurais