Projeto Ruralpyme Digital AAA | Criada Rede de Cooperação Transnacional para a digitalização das pequenas e médias empresas

No passado dia 22 de março, foi formalizada a constituição da Rede de Cooperação Transnacional para a Digitalização das Pequenas e Médias Empresas, no âmbito do projeto Ruralpyme Digital AAA – Cooperação Transfronteiriça para a Transformação Digital Eficaz das PME Rurais na Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia.       

O objetivo deste projeto é a cooperação transfronteiriça para a transformação digital eficaz das PME, especialmente das micro-PME em municípios rurais, com menos de 20.000 habitantes, nesta área transfronteiriça, aconselhando-as, acompanhando-as e ajudando-as num processo de transformação digital estratégica para melhorar a sua sustentabilidade e competitividade no mercado.

Esta rede de cooperação transfronteiriça pretende incorporar especialistas, empresas e instituições interessadas que proporcionem valor acrescentado para a digitalização das PME rurais, com o objetivo de formar parte de um espaço de colaboração e intercâmbio no qual se partilhem informações, atualidades, conhecimentos, recursos e experiências, bem como, difundir e transferir os resultados obtidos, promovendo a participação das pequenas e médias empresas das zonas rurais.

Este projeto transfronteiriço tem um orçamento de mais de 1,2 milhões de euros, cofinanciado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa POCTEP (Interreg Espanha – Portugal) 2021-2027, e um prazo de execução até ao final de 2025.

A Rede do programa é constituída, numa primeira fase, pelos seguintes parceiros do projeto: na Andaluzia, além da Diputación de Sevilha, através do Prodetur, participam as Diputaciones de Cádiz, através do IEDT (Instituto de Empleo y Desarrollo Socioeconómico y Tecnológico) e de Huelva, e a Fundación Andanatura para el Desarrollo Socioeconómico Sostenible  (principal beneficiário). As entidades portuguesas envolvidas são a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) e a Tertúlia Algarvia, Centro de Conhecimento sobre Cultura e Alimentação Tradicional do Algarve.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728