“Sustentabilidade nos destinos e nas empresas” é o tema do webinar do Projeto SuSTowns no dia 2 de dezembro

Dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do projeto SuSTowns, está agendada para o próximo dia 2 de dezembro, quarta-feira, uma sessão geral de trabalho subordinada ao tema «Projeto SUSTOWNS – Sustentabilidade, da teoria à prática, nos destinos e nas empresas».

A sessão webinar via Zoom dirige-se, principalmente, a todos aqueles que participaram nas reuniões anteriores, e tem como objetivo dar a conhecer vários princípios e modelos associados à temática do projeto, através da partilha de conhecimentos de enquadramento geral, e elementos para aplicação prática aos destinos e empresas. No entanto, a sessão é também aberta a todos os que desejem envolver-se e participar.

As inscrições são obrigatórias e podem ser efetuadas aqui. Após a inscrição, cada participante receberá a documentação necessária, assim como o link de acesso aos diferentes módulos do programa.

De referir que o SUSTOWNS continua a criar as suas dinâmicas. Depois das apresentações, da recolha e análise de informação, será retomada a ação no terreno, alargando a participação à sociedade lacobrigense, num contexto pandémico que exige a todos elevadas responsabilidade e capacidade adaptativa.

A Câmara Municipal de Lagos continua empenhada em fazer de Lagos uma melhor “Cidade para viver e visitar”, pelo que apela à participação de todos os empresários locais, residente e turistas-residentes.

Informação complementar:

“INTERREG-MED SUSTOWNS” é um projeto que visa promover um turismo mais sustentável em pequenas cidades de grande valor histórico, pequenas ilhas do litoral e pequenas cidades do interior, ao longo da costa do Mediterrâneo.

Dinamizado em Portugal pela Universidade do Algarve, que integra o consórcio de 10 parceiros, o projeto é financiado pelo FEDER e pelo IPA, estando a ser executado em 7 países (Albânia, Croácia, Eslovénia, Espanha, Grécia, Itália e Portugal) e 18 localidades.

Lagos foi escolhida pela Universidade do Algarve como cidade-piloto, atendendo à sua localização, elevado potencial turístico, nomeadamente costeiro, assim como pelos seus traços históricos e culturais e pela particular atenção que as autoridades locais têm dedicado às novas condições externas, como é o caso das alterações climáticas e desafios que ocasionam.

O objetivo é testar e desenvolver uma nova metodologia de participação ativa e governança, e uma nova abordagem para o desenvolvimento do turismo sustentável em pequenas localidades.

Por outras palavras, pretende-se aumentar a vocação turística local, gerando oportunidades e benefícios económicos para os operadores, por meio de políticas de turismo estruturantes e projetadas em conjunto, respeitando as características do património histórico, cultural, social e natural, de modo a não colocar em risco os seus frágeis ecossistemas.

Em concreto produzir-se-á: um diagnóstico da sustentabilidade local; novos produtos turísticos; um plano de marketing para os novos produtos; um plano de ação local com iniciativas concretas que envolvam parceiros públicos e privados; um grupo de ação local que receberá formação; e a participação numa rede internacional de pequenas cidades do Mediterrâneo, com as vantagens que essa interação pode gerar.

Os trabalhos irão desenvolver-se ao longo de cinco fases (Gestão do projeto; Comunicação; Plano de ação local; Transferência de conhecimento; e Capitalização) que decorrem até junho de 2022.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728