No próximo dia 26 de Abril, vai ter lugar no auditório do Museu de Portimão o seminário “Trabalhar em Segurança”, com intervenções de agentes ligados a esta matéria de Portugal e Espanha.

Trata-se de uma iniciativa do Secretariado de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique da Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e dos Bombeiros de Portimão, que contam com o apoio de diversas outras entidades.

De acordo com a organização, esta é  uma forma de assinalar o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho (que se comemora no dia 28 de Abril) e, ao mesmo tempo, dar um contributo para a Campanha Ibérica de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Pretende-se contribuir para a difusão das boas práticas, de forma a que se consiga reduzir o número de mortes em acidentes de trabalho que atingem a cifra dos 4 mil por ano na Europa e e 160 em Portugal.

A redução dos acidentes de trabalho constitui, de resto, um dos objectivos principais do Quadro Estratégico Europeu para a Segurança e Saúde no Trabalho 2014 – 2020, bem como das Estratégias de Segurança e Saúde no Trabalho de Espanha e de Portugal.

Este seminário é destinado à população em geral e, em particular, a comerciantes, empresários, técnicos de segurança e a todos os que tenham pessoas a seu cargo e sintam a necessidade de saber mais sobre a caracterização e enquadramento da legislação de segurança, dos acidentes de trabalho e ainda o que se pode fazer para os prevenir.

Programa

9h15 – Recepção aos participantes; 9h30 – Sessão de Abertura: Presidente da ACRAL Dr. Álvaro Viegas e Inspector-Geral do Trabalho Eng.º Pedro Pimenta Braz. 

Painel I – Prevenção – Moderador: Inspectora do Trabalho Dr.ª Paula Horta.

10h00 – Apresentação da Campanha Ibérica de Prevenção de Acidentes de Trabalho; Dr. José Banaco, Inspector do trabalho da ACT; 10h30 – Acidentes de Trabalho no Barlavento: Eng.º Carlos Montemor, Inspector do trabalho e Coordenador Nacional da Campanha Ibérica de Prevenção de Acidentes do Trabalho, ACT; 11h00 – Os riscos organizacionais e a prevenção de Acidentes de Trabalho: Dr. José Calvo Sanchéz , Inspector do Trabalho da Inspeción de Trabajo y Seguridad Social; 11h30 – Debate.

Pausa para Almoço (Livre)

Painel II – Protecção – Moderador: Comandante Operacional Municipal de Portimão, Richard Marques.

14h00 – Medidas de Auto-protecção, enquadramento legal e sua implementação: Eng.º António Varela, Gabinete Segurança Contra Incêndios do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro e Autoridade Nacional de Proteção Civil; 14h45  – Formação de Equipas de Evacuação e 1.ª Intervenção; Dr. Valter Raimundo, Gabinete de Planeamento de Emergência, Sensibilização e Informação Pública do Serviço Municipal de Proteção Civil; 15h30 – Programa de Desfibrilhação Automática Externa: Enfermeiro Luís Mestre, Adjunto de Comando do Corpo de Bombeiros de Portimão e Coordenador do Centro de Formação Externa da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão; 16h15 – Debate.

16h45 – Sessão de Encerramento: Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Dr.ª Isilda Gomes.

Decorrerá, também, no exterior do Museu de Portimão uma exposição estática de meios e recursos da protecção civil e acções de utilização de extintores e suporte básico de vida pelos Bombeiros de Portimão.

As inscrições devem ser efectuadas para um dos seguintes endereços de e-mail: cl.portimao@act.gov.ptportimao@acral.pt ou eventos@ahbvp.pt

 

Partilhar: