Sardinhas “de boa morte”, papas de milho, lulas cheias, feijão com couve e carnes da salgadeira ‘regadas’ com o Marquês dos Vales Banco 2016 e o Tinto Grande Escolha 2014. Este é o menu do Município de Lagoa candidato ao programa “7 Maravilhas à Mesa”, promovido pela sociedade EIPWU, Lda. em estreita ligação com a New 7 Wonders Foundation. Quinta dos Vales e Restaurante Charneco serão os convidados de honra de Lagoa por esta candidatura.

Através desta iniciativa a autarquia lagoense pretende “apresentar a riqueza da sua gastronomia, resultado da diversidade dos produtos que utiliza, bem como das ancestrais formas de confecção, introduzidas por povos que aqui deixaram a sua história, o seu saber”.

Para abrir o apetite, Lagoa propõe Sardinhas de “boa morte”, um petisco conservado no sal da salina da Mexilhoeira da Carregação, a única em funcionamento no Barlavento Algarvio. De seguida é apresentado um prato de Papas de milho, uma “sopa” preparada com milho reduzido a farinha no único dos seis moinhos de maré do rio Arade que ousaram sobreviver ao tempo, no Sítio das Fontes. Os pratos principais sugeridos são Lulas cheias (prato de pescado) e Feijão com couve e carnes da salgadeira (prato de carne).

Acompanham estes petiscos, são servidos os vinhos Marquês dos Vales Banco 2016 (Arinto, Síria e Malvasia Fina) e o Marquês dos Vales Tinto Grande Escolha 2014. O primeiro é proveniente de um solo argilo-calcário e marcado pela frescura, boa mineralidade e acidez. Possui “uma nota de prova que revela alguma fruta branca madura e vegetal com sabores fumados e a especiarias e um final de boca sedoso, mas longo e persistente, o que combina na perfeição com as lulas recheadas ou mesmo as sardinhas de boa morte”.

O Marquês dos Vales Tinto Grande Escolha 2014 confere aos restantes pratos “a certeza da opção ideal por se tratar de um vinho rico e complexo (Touriga Franca, Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Aragonês), com notas de frutas silvestres e especiarias e uma suavidade que lhe é conferida pelo estágio de 14 meses em barricas de carvalho francês de grande qualidade”.

 

Partilhar: