O Portal da Queixa levou a cabo, em parceria com a empresa Netquest, um inquérito nacional sobre E-commerce, para perceber quais são os comportamentos dos portugueses na hora de comprar online, o que pesquisam e onde, e se são influenciados na decisão de compra.

Através deste estudo, que abrangeu cerca de 5 mil pessoas, concluiu-se que 53% costumam pesquisar na internet pela opinião de outros clientes e que as opiniões de outros consumidores influenciam na decisão de compra.

Antes de realizarem uma compra online, 8 em cada 10 inquiridos optam por comparar preços ou funcionalidades, bem como a opinião de outros consumidores em sites e plataformas como o Portal da Queixa. Outra conclusão é que os homens comparam mais os produtos e serviços do que as mulheres, mas procuram menos as opiniões de outros consumidores.

O Portal da Queixa é uma startup tecnológica, lançado em 2009, e que já recebeu mais de 215.000 reclamações. Atualmente, é visitado por mais de meio milhão de portugueses, todos os meses, que procuram a plataforma para comunicar diretamente com outros consumidores, marcas e entidades públicas, bem como, compararem marcas com base no Índice de Satisfação disponível ao consumidor.

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