O ‘treinador’ de empresários

“Um empresário a sério nunca está satisfeito com o que atingiu, quer sempre mais e é essa ambição que o faz crescer”. A afirmação é do business coach Hélder Gonçalves, que tem como tarefa exactamente ajudar os empresários a cumprirem essa ambição e a fazerem crescer os seus negócios.

Para isso utiliza um conjunto de técnicas e instrumentos que abrangem não só as vertentes mentais e motivacionais, mas todas as principais áreas que podem ditar o sucesso ou fracasso de uma empresa, nomeadamente, as vendas; o marketing e publicidade; o recrutamento e gestão de equipas; o desenvolvimento de sistemas e negócio e o serviço ao cliente.

Estas técnicas são utilizadas há 24 anos junto de empresários de todo o mundo, através da empresa ActionCOACH, de que Hélder Gonçalves foi o primeiro franchisado no Algarve. A metodologia “baseia-se em seis passos que ajudam os empresários a atingir as metas que eles próprios definem”, explica.

O trabalho em equipa é fundamental para que o sucesso bata à porta de qualquer empreendedor. Mas, muitos empresários têm tendência para trabalhar de forma individual, revelando muita dificuldade em reunir-se de bons profissionais e conselheiros, preferindo serem eles próprios a fazer ou a mostrar aos seus colaboradores como todo o trabalho deve ser feito.

É evidente que com isso perdem tempo preciso, a rentabilidade e produtividade do trabalho acaba por deixar muito a desejar e, como consequência, os resultados da empresa acabam por ficar muito aquém do que poderiam ser. Esta é uma das principais vertentes trabalhadas por Hélder Gonçalves junto dos seus clientes, levando-lhes técnicas e estratégias de construção de boas equipas, de organização e de “definir metas e planeamento, a longo prazo”.

Antes de aceitar trabalhar com um empresário, procura fazer o diagnóstico da empresa em causa, através de um questionário. Quando, do outro lado não há respostas, sucedendo-se as desculpas e o aparente desinteresse, isso “significa que não estão preparados para trabalhar comigo e o melhor mesmo é não trabalharmos”. Isto porque, por muito boas que sejam as técnicas e os métodos, só se o empresário estiver motivado, for positivo e pró-activo é que os resultados acontecerão.

Os empreendedores que estejam realmente interessados em utilizar estas ferramentas para fazer crescer os respectivos negócios podem começar por ir a um dos muitos workshops e sessões em que Hélder Gonçalves participa (uma delas vai ter lugar em Lagos, no próximo dia 22 de Maio). Depois, há a possibilidade de começarem a trabalhar a sério ao longo de um período mínimo de 6 meses, a que podem seguir-se ciclos mais longos, de um ano.

O sistema da ActionCOACH é válido para qualquer tipo de actividade, diz Hélder Gonçalves, que tem tido “clientes de áreas muito diversificadas, como as tecnologias de informação, os seguros, mas também pintores e pessoas ligados, por exemplo, ao ioga”. E, garante, “desde que completem os programas, todos têm sucesso”.

Uma nova carreira 

As estratégias e técnicas da ActionCOACH também permitiram a Hélder Gonçalves ultrapassar todas as barreiras que se colocaram no seu caminho, em termos profissionais. Abraçou esta actividade em 2010, numa altura em que, como se sabe, a crise que se abatia sobre o país era profunda.

Ainda por cima, tratava-se de uma carreira totalmente nova para si. Na altura, trabalhava numa empresa do grupo SONAE e “estava insatisfeito com o meu trabalho, queria fazer algo mais da minha vida”. E não esteve com meias medidas, despediu-se, apresentou um projecto ao Instituto do Emprego e Formação Profissional e, quando o viu aprovado, abalou para os Estados Unidos, onde fez formação e obteve certificação da ActionCOACH.

Uma vez cumprida essa fase fundamental, mudou-se de Lisboa para o Algarve para viver uma “autêntica aventura, pois não conhecia ninguém, tive de criar contactos e fazer parcerias”. E teve, sobretudo, de convencer os empresários, pois, confessa, no início era raro perceberem o que ele fazia e que valor poderia trazer para as suas empresas.

Mas a palavra foi passando e os clientes aparecendo em número cada vez maior. A crise pode ter feito retrair alguns potenciais empresários, mas também levou a que muitos outros tentassem “fazer algo de diferente, que lhes trouxesse mais-valias”.

Ao fim de todos estes anos, Hélder Gonçalves considera ter havido uma evolução muito positiva na economia algarvia e assume que “temos aqui muitos boas empresas, muita inovação e massa cinzenta”, pelo que, com mais um pouco de organização e de aplicação das estratégias correctas de planificação, a região pode chegar longe e, inclusivamente, conseguir libertar-se do drama da sazonalidade.

(Saiba mais sobre a actividade de Hélder Gonçalves aqui)

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728