Foram recentemente instaladas Mini Bibliotecas Comunitárias nas localidades de Armação de Pêra, Alcantarilha, Pêra, Portela e Tunes. Sob o conceito “Uma Biblioteca ao alcance de todos”, este primeiro Livro-Biblioteca nascido no concelho de Silves é um projeto educativo e cultural, de conceito simples, mas diferenciador que pretende, de forma democrática e descentralizada, tornar os livros e a literatura acessíveis a toda a população.

“Leve, leia e devolva” é o mote subjacente a este projeto, de livre acesso, sem a presença de funcionários, nem prazos de devolução, porque o sistema é assente na confiança e na cidadania. Nestas Mini Bibliotecas, os leitores poderão encontrar livros de diversos estilos e temáticas, maioritariamente de ficção, dirigido a adultos, crianças e jovens, em língua portuguesa e estrangeira.

Promover a leitura de forma gratuita e espontânea, aumentar os índices de literacia, estreitar os laços comunitários e exercitar a cidadania através do recurso a um espaço totalmente inesperado, são os principais objetivos desta iniciativa.

De salientar que se trata de um projeto desenvolvido em sintonia com os mais recentes programas literários dinamizados um pouco por toda a Europa, assim como na América e Canadá, e que surge como um dos objetivos do Município de Silves, através da sua Biblioteca Municipal, de projeção de uma rede de bibliotecas de 3.ª geração pensadas para o século XXI, onde as mesmas assumam um papel catalisador e de liderança nas comunidades locais, contribuindo para que se tornem comunidades baseadas no conhecimento.

Localizações das Mini Bibliotecas:

» Armação de Pêra – junto do Posto de Turismo;

» Pêra – junto da Junta de Freguesia;

» Alcantarilha – junto da Junta de Freguesia;

» Tunes – junto da Junta de Freguesia;

» Portela – junto da Escola EB1.

Relembramos que, para todos aqueles que gostem de uma maior variedade de oferta literária, a Biblioteca Municipal de Silves já reabriu o seu serviço de empréstimos e devolução de documentos, em “regime take away”. A recolha e devolução de documentos (livros, CD´s e DVD’s) deverão ser efetuadas mediante marcação prévia, através de telefone ou email, devendo o leitor indicar: nome, número de leitor, contacto telefónico e os documentos que pretende.

Horários e contactos para a realização de reservas:

De 2.ª a 6.ª feira das 9h00 às 16h00

Telefone: 282 440 899

Email: biblioteca@cm-silves.pt

Municipio de Silves

01-06-2020

Partilhar: