João Fernandes tomou posse como presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA) na passada sexta-feira, 27 de julho, sucedendo a Desidério Silva, que liderou os destinos daquele organismo ao longo dos últimos cinco anos.

O novo homem forte do turismo algarvio – que era até agora o nº 2 daquela estrutura – defende que “a região tem de desenvolver novas motivações de visita, nomeadamente, através do Turismo de Negócios, Turismo Náutico, Turismo Acessível e a Captação de Estágios e de Provas Desportivas”.

À frente da RTA vai procurar ser agente ativo de “captação de investimento, que ajude a requalificar a oferta e que traga inovação nos produtos e nos serviços. Para o efeito, estamos a trabalhar na constituição de um portfólio do edificado devoluto ou em estado degradado em zonas turísticas, para juntamente com o Turismo de Portugal, divulgá-lo junto de potenciais investidores”.

A instituição também já se encontra a “colaborar ativamente com a ATA para uma definição comum do novo Modelo de Promoção Externa, que balizará nos próximos três anos o reforço e a captação de novas rotas aéreas. Queremos ainda reforçar a nossa cooperação com a CCDR e os municípios no que diz respeito a questões como a mobilidade, a nova regulamentação do Alojamento Local e definição das anunciadas Taxas Municipais Turísticas”.

Com 44 anos, João Fernandes assume a Presidência da RTA, para um mandato de 5 anos, depois de passar por várias organizações como a Associação de Turismo do Algarve (ATA), as Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve (Turismo de Portugal), Universidade do Algarve, entre outras.

A seu lado vai contar, como vice-presidentes, com Fátima Catarina (presidente do conselho de administração da Infralobo – Empresa de infraestruturas de Vale do Lobo) e Nuno da Silva Monteiro (diretor-geral do hotel Cerro Mar e vice-presidente da Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve – AIHSA).

O presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, Elidérico Viegas, assumiu a presidência da Mesa da assembleia-geral da RTA, tendo como secretária Isolete Correia (diretora-geral da Marina de Vilamoura).

Partilhar: