A Praia dos Pescadores, em Albufeira, vai ser o cenário da grande final do concurso ‘7 Maravilhas à Mesa’, que se realiza a 16 de Setembro.

Até lá vão ter lugar 7 galas eliminatórias, tendo a última delas uma outra cidade algarvia, Lagoa (2 de Setembro), como palco. O calendário inclui ainda um programa de televisão de balanço antes da Gala Final, que tem lugar na ilha do Pico nos Açores.

Esta Quinta-feira realizou-se, em Albufeira, o sorteio para distribuir as 49 mesas pré-finalistas pelas galas, que, como é habitual neste tipo de iniciativas, serão emitidas pela RTP, ao longo de todo o verão. 

O evento contou com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, que enalteceu a presença de elementos da Dieta Mediterrânica na grande maioria das mesas a concurso. “Quando falamos de “maravilhas” à mesa remete-nos para sensações e representações que temos à volta da mesa. Esta edição não diz respeito só à gastronomia, mas ao saber fazer, ao sentirmos que há cultura por detrás da mesa e essa cultura está muito ligada ao Mediterrâneo. A Dieta Mediterrânica, Património Cultural Imaterial da Humanidade, está a ser valorizada nesta iniciativa das 7 Maravilhas com uma matriz mediterrânica em todo o país e todas as mesas que aqui se apresentam”, referiu o governante.

Albufeira e a praia dos Pescadores vai ser o cenário final da grande revelação e o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, referiu no evento que “é com orgulho e satisfação que acolhemos em Albufeira a final deste evento que vai com certeza desempenhar um importante papel na promoção do nosso território. Albufeira é um destino turístico de referência. Queremos aproveitar esta janela para promover o nosso território, mas também os nossos costumes e tradições, associados à gastronomia e ao património. É por isso uma oportunidade para mostrar uma Albufeira talvez não tão mediática, mas que merece ser conhecida e explorada”.

Luis Segadães, Presidente das 7 Maravilhas, reforça “o potencial de afirmação territorial e nacional do país através da promoção associada a esta eleição. Estamos cada vez mais a solidificar a rede e o roteiro que se cria com as Maravilhas eleitas a cada ano, nas várias vertentes turísticas em que Portugal se distingue. Basta ver a repercussão económica da eleição das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias®, como por exemplo em Sistelo onde aconteceu uma autêntica revolução, com criação de negócios de restauração, de alojamento e animação turística e onde as pessoas estão a acompanhar essa mudança”.

Esta eleição vai promover a verdadeira experiência de comer e beber a uma mesa portuguesa, razão pela qual somos cada vez mais um destino turístico de referência. Desta eleição vão resultar não uma, mas sete mesas representativas do nosso país.

O processo segue o percurso de anos anteriores, contou com a votação de um painel de especialistas na lista longa de candidaturas, de onde resultou uma lista de 49 pré-finalistas. Todo o processo tem o acompanhamento e supervisão de um Conselho Científico e a votação é auditada pela PwC.

As 49 mesas pré-finalistas vão ser votadas pelo público, para eleger as 7 Maravilhas à Mesa®, num roteiro único. As mesas vão ser votadas em 7 Galas, a emitir a partir de 22 de julho pela RTP. De cada uma das 7 galas saem 2 mesas finalistas, num total de 14, as quais são votadas até à grande Final a 16 de setembro em Albufeira.

1) Gala pré-finalista de Reguengos de Monsaraz, 22 de Julho: Mesas de Reguengos de Monsaraz, Ponta Delgada, Monchique, Terras da Chanfana, Vila Real, Braga e Almeirim.

2) Gala pré-finalista da Batalha29 de Julho: Mesas da Batalha, Cacela Velha, Vila de Frades, Guarda, Bragança, Angra do Heroísmo e Aveiro.

3) Gala pré-finalista de Viseu, 5 de Agosto: Mesas de Viseu, Lajes do Pico, Tavira, Bairrada ao Mondego, Montalegre, Porto Moniz e Palmela.

4) Gala pré-finalista de Alijó, 12 de Agosto: Mesas de Alijó, Lajes das Flores, Albufeira, Beira Serra, Beja, Setúbal e Constância.

5) Gala pré-finalista de Odemira, 19 de Agosto: Mesas da Zambujeira do Mar, Madalena do Pico, Loulé, Vila do Bispo, Mirandela, Borba e Funchal.

6) Gala pré-finalista de Tomar, 26 de Agosto: Mesas de Tomar, Sintra, Sever do Vouga, São Roque do Pico, Silves, Chaves e Arraiolos.

7) Gala pré-finalista de Lagoa, 2 de Setembro: Mesas de Lagoa, Calheta, Tarouca, Monção, Gouveia, Oeiras e Santa Cruz.

Partilhar: