À descoberta do centro histórico de Olhão

O Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo associa-se, esta Quarta-feira, 28 de Março, o Dia Nacional dos Centros Históricos, através da realização de uma visita guiada ao Centro Histórico da vila cubista.

O início da actividade está marcado para as 15h00, com saída do Museu.

A zona histórica de Olhão desenvolve-se entre a Barreta, formada pelos núcleos do Gaibéu e do Manuel Lopes (a poente) e o Bairro do Levante (a nascente).

É caracterizada pela disposição irregular do casario branco, rematado por açoteias onde se elevam os mirantes e contramirantes, imprimindo-lhes um aspecto único.

Também a diversidade de recantos, becos, ruelas e travessas, com janelas e portas debruadas com platibandas são a característica mais profunda desta zona, através da qual vale a pena um passeio demorado.

As inscrições para esta visita guiada deverão ser efectuadas através do número 289 700 103, ou do correio electrónico: museu@cm-olhao.pt.

O Dia Nacional dos Centros Históricos é celebrado desde 1993 e comemora-se a 28 de Março por ser a data de nascimento de Alexandre Herculano, um defensor do património nacional. A iniciativa é da Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

office-with-documents-money-accounts - Cópia

Redução da carga fiscal e equilíbrio orçamental são prioridades para 2025

Instalacao-de-Zonas-de-Medicao-de-Caudal-ZMCs

Castro Marim é o município algarvio com a maior taxa de redução de consumo de água

20240422__POST

Taxa turística entra em vigor no Município de Lagoa

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728