A Câmara Municipal de Silves anuncia, em comunicado, ter adquirido um Bio Triturador de tamanho industrial, que servirá para triturar os verdes sobrantes de cortes de relva e ou de trabalhos de poda e limpeza de árvores efetuados pelo setor de Jardins da autarquia no decurso dos seus trabalhos de manutenção dos espaços verdes do concelho.

Esses materiais, que, refere a autarquia no documento, “atingiam anualmente as cerca de 1.800 toneladas, eram depositados em aterro, com os custos inerentes não só à própria deposição, mas aos transportes, horas de trabalho dos funcionários, bem como desgaste de materiais e homens”.

Assim, com esta aquisição que corresponde a um investimento de 65.000€, a autarquia estima fazer “uma poupança anual de cerca de 55.000€”.

O equipamento de tamanho Industrial tem um débito próximo dos 30 metros em cada 3h00, sendo rebocável e possuindo uma grua e respetiva pinça e plataforma de carregamento de três metros. Uma vez que pode ser acoplada a um trator permite que este trabalho se possa efetuar trabalho em todas as freguesias do concelho.

Para além de se minimizarem os custos associados à deposição em aterro, “ainda se aproveitarão os materiais obtidos após a trituração, que serão colocados nos jardins do concelho, de forma a melhorar a estrutura dos respetivos solos e a aumentar os índices de matéria orgânica”.

Partilhar: