O Município de Albufeira já tem 6 veículos eléctricos em circulação, estando previsto, até ao final do ano, abrir novo procedimento destinado à aquisição de mais 6 veículos que passam a integrar a actual frota municipal.

Os novos veículos, de 5 lugares, bateria de 30 kwh e autonomia real de 300 km, representam um investimento global na ordem dos 166 mil e quinhentos euros. A medida tem por objectivo promover uma mobilidade sustentável e com baixo impacte ambiental.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que a presente aquisição faz parte da Estratégia de Mobilidade do Município que tem por objectivo substituir de forma gradual os veículos de combustão interna, mais antigos e poluentes, por veículos eléctricos mais amigos do ambiente, com vista a promover uma mobilidade sustentável e com baixo impacte ambiental.

José Carlos Rolo destaca que “sendo Albufeira um concelho eminentemente turístico, as preocupações ambientais estão na ordem do dia, pelo que é fundamental adoptar medidas que contribuam para a utilização eficiente de energia, a redução de emissões poluentes e o ruído resultante da condução automóvel”.

O abastecimento dos veículos eléctricos é feito através de 3 postes fixos, cada um dos quais com 3 pontos de carregamento, colocados no Edifício dos Paços do Concelho e nas instalações municipais do Páteo e de Vale Pedras.

Para além destes postos de carregamento para uso privativo da Câmara Municipal, prevê-se, para breve, a instalação de mais 2 postes públicos, propriedade do Município, ligados à rede Mobi-e, destinados a todos os proprietários de veículos eléctricos com cartão Mobi-e. Estes postes irão ser instalados na Rua do Município, junto ao Parque de
Estacionamento, e na Rua Manuel Bentes Júnior, junto ao Parque de Estacionamento P1.

No âmbito do Protocolo institucional com o Turismo de Portugal, AMAL, Mobie e ARAC, irão ser instalados mais 2 postos de carregamento. Numa primeira fase será instalado um posto na Alameda da Orada, junto à Marina de Albufeira, e posteriormente, em data ainda a definir, um outro na Rua Manuel Teixeira Gomes, na Corcovada.

Em ambas as situações, cada posto terá 2 pontos de carregamento semi-rápido a 22 kw, para dois veículos em simultâneo, com estacionamento grátis. Os veículos têm um custo de energia reduzido, em Média Tensão, e um sistema que permite fazer a sua gestão através de uma aplicação de smartphone, que faz o controlo da energia, da localização por GPS e do ambiente.

Partilhar: