A Ordem dos Arquitetos leva a cabo o 15.º Congresso dos Arquitetos, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, no Centro de Congressos do Arade, em Lagoa, no Algarve.

Tendo como tema central “O Património Arquitectónico e Paisagístico”, aquela que é a reunião magna da classe irá, de acordo com a organização, “demonstrar o papel qualificador que a arquitetura tem na preservação e na construção do futuro património arquitetónico e paisagístico, no desenvolvimento económico, social e de inovação para a sociedade”.

Para além do tema agregador, o debate irá contemplar três subtemas: o ordenamento e valorização do território; a reabilitação do património arquitectónico e paisagístico e a prática profissional dos arquitectos.

O 15.º Congresso abre no dia 25 de outubro com uma conferência do arquitecto espanhol Emílio Tuñón, da Tuñón Arquitectos, distinguido em 2014 pelo Governo de Espanha com a Medalha de Ouro de Mérito nas Belas-Artes. A Fundación Docomomo Ibérico e o Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa estarão entre os vários convidados do Congresso, estando previstas, no dia 26 de outubro, reuniões de trabalho das duas organizações internacionais.

Para além dos trabalhos do Congresso, vai decorrer durante os três dias um programa paralelo de actividades sociais e culturais com visitas, exposições e cinema que se estende a toda a região do Barlavento Algarvio, para além de uma feira de materiais no espaço do Centro de Congressos do Arade.

Partilhar: