Abandono de pesquisa de petróleo é “vitória” para o Algarve


Associação de Municípios Terras do Infante, que envolve as câmaras de Lagos, Vila do Bispo e Aljezur, considera que a decisão anunciada pelo consórcio ENI/GALP de abandonar o projeto de pesquisa de petróleo ao largo de Aljezur é uma “vitória” para a região.
Em comunicado, a associação diz tratar-se de “uma boa e sensata decisão com a qual nos congratulamos, mas que encerra em si mesma uma “prova de vida e vitalidade” duma região que se uniu em torno de uma causa para dizer não”.
Este processo e o respetivo desfecho é, também, visto como um “fator de aprendizagem para memória futura”, no sentido de que este ou futuros governos entendam que “a vontade de um Estado não se pode impor à vontade de uma região, ignorando fundamentos legais, ambientais e científicos, mas, acima de tudo, a vontade legítima das suas populações”.
No documento, as autarquias em causa dizem, ainda, registar “com muito agrado que o Sr Ministro do Ambiente tenha já referido que não será licenciada qualquer nova exploração ou prospeção de hidrocarbonetos” e deixam “uma palavra particular de agradecimento a todas as plataformas, associações, grupos informais, sociedade civil, empresários, autarcas, entre tantos outros que sempre acreditaram que tal desfecho seria possível”.
A decisão de abandonarem o projeto de pesquisa de petróleo foi ontem anunciado pela ENI e GALP, por considerarem que “as condições existentes tornaram objetivamente impossível prosseguir as atividades de exploração”.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

office-with-documents-money-accounts - Cópia

Redução da carga fiscal e equilíbrio orçamental são prioridades para 2025

Instalacao-de-Zonas-de-Medicao-de-Caudal-ZMCs

Castro Marim é o município algarvio com a maior taxa de redução de consumo de água

20240422__POST

Taxa turística entra em vigor no Município de Lagoa

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728