O Turismo de Portugal apresentou em Faro o Programa Valorizar, que vai disponibilizar 20 milhões de euros, distribuídos por duas linhas de apoio para a melhoria de espaços públicos, destinados ao turismo.

Com o crescimento do mercado do turismo acessível e para responder às suas necessidades foi criada a linha All For All – Portuguese Tourism com uma dotação de 5 milhões de euros (verba atribuída ao Algarve), que se destina a investimentos na adaptação de infraestruturas públicas e privadas. Esta verba está disponível para projetos que contemplem guias em braile, adaptação de entradas, corrimões e aplicação de boas práticas do design for all. O limite máximo de cada projeto é de 200.000 euros.

A segunda linha de apoio deste programa tem como objetivo dotar os centros históricos e as zonas de maior afluxo turístico de redes wi-fi e tem a dotação de 1 milhão de euros, sendo o limite máximo do apoio por cada projeto de 50.000 euros. Os projetos desta linha de apoio podem ainda contemplar o reforço das redes wi-fi, mas devem prever a disponibilização dos serviços de wi-fi pelo período de 3 anos.

Em 2016, Portugal obteve 12 mil milhões de receitas turísticas, sendo considerado o 15.º destino turístico mais competitivo do mundo. As candidaturas às duas linhas de apoio do programa valorizar podem ser realizadas em qualquer momento, até ao final de Dezembro de 2017, sendo que o Turismo de Portugal tem cerca de 30 dias para se pronunciar sobre o projeto apresentado.

Partilhar: