Turismo algarvio em alta gera quase 70 milhões de euros em Abril

A hotelaria portuguesa registou 1,9 milhões de hóspedes e 5,1 milhões de dormidas no mês de Abril, a que corresponderam aumentos de 20,2% e 23,2% em comparação com o período homólogo de 2016. As dormidas de residentes aumentaram 26,3% e as de não residentes subiram 22,1%.

Os dados agora revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam também que a estada média (2,70 noites) cresceu 2,5% e a taxa de ocupação-cama (53,8%) aumentou 8,9 pontos percentuais.

Estes bons resultados ao nível do número de hóspedes e de dormidas reflectiram-se nos proveitos das empresas do sector que atingiram 267,1 milhões de euros, o que significa que tiveram um acréscimo de 29,1%.

Por nacionalidades, os mercados que mais contribuíram para estes panorama positivo foram, para além do nacional, o britânico, o alemão, o espanhol e o francês.

Estes resultados, refere o INE, foram influenciados pelo efeito de calendário associado ao período da Páscoa, que em 2017 ocorreu em Abril, enquanto no ano anterior tinha sido em Março.

O Algarve foi a terceira região que, em termos percentuais mais cresceu, no que diz respeito ao número de dormidas (+28,8%), apenas atrás da região Centro (+ 37,3%) e dos Açores  (30,6%). A seguir surge o Alentejo  (+27%), depois, a região Norte, que registou um aumento de 22,7%, Lisboa com mais 21,2% e, finalmente, a Madeira, que apenas cresceu 4,4%.

Ao longo do mês, os proveitos gerados na região algarvia foram de 68,6 milhões de euros (quase 26% do total do país), tendo sido a segunda região que mais facturou, logo a seguir a Lisboa, com 91,3 milhões de euros.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Catorze distritos em aviso amarelo

Catorze distritos em aviso amarelo por causa do calor

REDES_Apoios pecuaria

Apoio extraordinário aos criadores das espécies bovina, ovina, caprina e equídeos afetados pelos incêndios rurais

FATACIL 2022

António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar, inaugura a FATACIL 2022